PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: ELIZANGELA JUSTINO DE OLIVEIRA

DISCENTE: ELIZANGELA JUSTINO DE OLIVEIRA
DATA: 28/06/2013
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

LAZER E URBANIZAÇÃO: A DINÂMICA DO SETOR DE SERVIÇOS NOS MUNICÍPIOS DE PARNAMIRIM E NÍSIA FLORESTA

Lazer, Urbanização, Setor de Serviços.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

A pesquisa aqui empreendida analisa o processo de urbanização no litoral de Parnamirim e Nísia Floresta, decorrente do lazer, tendo como principais expressões deste a segunda residência e o turismo no litoral. O lazer promoveu o crescimento de comércios e serviços públicos e privados para atender à demanda consumidora emergente naquela área, que inicialmente ocorreu com os usuários de segunda residência, que começaram paulatinamente a ocupar o litoral desses municípios por volta de 1980 e, mais recentemente, com o desenvolvimento do turismo da década de 1990 até então. Para empreendermos tal análise, georreferenciamos os comércios e serviços públicos e privados do referido litoral, caracterizando-os; avaliamos em que medida os serviços implantados nessa área vêm atendendo às demandas de turistas e usuários de segunda residência; procuramos ainda identificar de que maneira a centralidade de Natal interfere na expansão dos serviços nessas localidades. O recorte espacial da pesquisa compreende o litoral dos municípios de Parnamirim e Nísia Floresta, considerando-se os limites dos Setores Censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Quanto ao recorte temporal, foi considerada a década de 1990 até os dias atuais. A metodologia consiste em: 1. levantamento e leitura da produção bibliográfica relacionada ao tema pesquisado, servindo de aporte teórico na construção da análise do objeto estudado; 2. coleta e organização de dados secundários junto ao IBGE e secretarias de turismo do Estado do Rio Grande do Norte, de Natal e dos municípios-focos da pesquisa; 3. pesquisa de campo para georreferenciamento de comércios e serviços públicos e privados; 4. elaboração e análise de documentos cartográficos e fotográficos; 5. aplicação de questionários e/ou entrevistas junto aos comerciantes, prestadores de serviços, turistas, usuários de Segunda Residência, moradores locais e o Poder Público; 7. transcrição das entrevistas obtidas; 8. tabulação e análise dos dados estatísticos, o que possibilitou a elaboração de gráficos, mapas e tabelas que ilustram os resultados obtidos na pesquisa de campo, embasando assim o estudo. A relevância do estudo se mostra pelo amplo levantamento de dados, envolvendo os agentes da pesquisa, entre eles: turistas, usuários de segunda residência e, sobretudo, os dados referentes ao Setor de Serviços até então inexistentes na área analisada. Quanto aos resultados, verificou-se a constituição de novas centralidades emergente naquela área. Sendo duas delas localizadas em Parnamirim, nas localidades de Pium e Pirangi do Norte, e apenas uma constituída em Nísia Floresta, na Praia de Barra de Tabatinga.

Externo à Instituição - FRANCISCO ANTÔNIO DOS ANJOS - UVI
Interno - 2346233 - FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
Interno - 1645228 - KERLEI ENIELE SONAGLIO
Presidente - 1149402 - MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA