PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: SHIRLEY DE LIMA CUNHA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: SHIRLEY DE LIMA CUNHA
DATA: 23/08/2012
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA/CCSA
TÍTULO:

TURISMO CULTURAL E PATRIMÔNIO IMATERIAL: Uma análise do evento Auto de Natal (Natal – RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Patrimônio Imaterial; Turismo Cultural; Auto de Natal.


PÁGINAS: 56
GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo
RESUMO:

O presente estudo tem como foco o espetáculo Auto de Natal, inserido na programação do Natal em Natal, realizada em Natal, durante o mês de dezembro, desde 1998, período em que se comemora o natal e o aniversário da mencionada cidade, fundada em 25 de dezembro de 1599. O Auto de Natal foi catalogado enquanto patrimônio imaterial através do Projeto Patrimônio Potiguar em Seis Tempos. Considerando que a capital do Rio Grande do Norte, Natal, é considerada uma cidade turística, caracterizada por possuir uma variedade de elementos que constituem o seu patrimônio natural e cultural, embora tenha o seu investimento promocional focado nas belezas cênicas e paisagísticas do estado. A pesquisa foca no turismo cultural pouco explorado em Natal. O turismo cultural é definido como sendo uma série de atividades turísticas relacionadas à vivência do conjunto de elementos significativos do patrimônio histórico e cultural e dos eventos culturais. Assim é possível diversificar a oferta turística de Natal e agregar valor ao patrimônio cultural, através da criação de atividades turísticas que valorizem e promovam os bens do lugar. Nesse contexto, a pesquisa tem como objetivo geral: analisar a percepção dos agentes envolvidos na produção e na encenação do Auto de Natal, bem como dos gestores municipais vinculados aos órgãos responsáveis pela cultura ou pelo turismo de Natal com relação à concepção desse evento enquanto turismo cultural. E como objetivos específicos: caracterizar o perfil dos produtores e artistas do Auto de Natal, as suas expectativas e posicionamentos para com o evento; averiguar o significado de patrimônio imaterial expresso no Auto para os produtores e artistas do espetáculo; descrever as estratégias utilizadas pelos gestores do evento, na organização, execução e divulgação dele; identificar se há ações e metas por parte dos atuais gestores vinculados aos órgãos responsáveis pela cultura ou pelo turismo de Natal a respeito da continuidade do Auto de Natal; verificar as possibilidades de desenvolvimento do Auto de Natal como atrativo turístico. A pesquisa está sendo desenvolvida a fim de obter dados e informações necessários para a análise do problema proposto e o alcance dos objetivos apresentados na referente pesquisa. Ela conta com uma pesquisa bibliográfica, através do levantamento de informações em livros, artigos científicos, dissertações, teses, sites da internet, que tratam do turismo cultural, patrimônio cultural, patrimônio imaterial e gestão cultural, e, também, uma pesquisa documental, por meio do levantamento de dados em jornais, documentos oficiais, tais como: leis, cartas patrimoniais, dentre outros. Além disso, está sendo realizada também a pesquisa de campo, realizada a partir da aplicação dos questionários e entrevistas a indivíduos envolvidos com o objeto de pesquisa.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1215344 - JULIE ANTOINETTE CAVIGNAC
Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Presidente - 1117908 - MARIA LUCIA BASTOS ALVES
Notícia cadastrada em: 18/08/2012 11:06
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