Banca de QUALIFICAÇÃO: JANETE RODRIGUES DE VASCONCELOS CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JANETE RODRIGUES DE VASCONCELOS CHAVES
DATA : 27/09/2023
LOCAL: https://meet.google.com/cgn-dtuu-weq

Formação profissional e competências para educação inclusiva de Guias de Turismo: um estudo em uma unidade da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Formação profissional; Guia de Turismo; Competências; Educação inclusiva.

Os estudos sobre formação profissional descrevem de forma geral sobre metodologias, processos e práticas que visam a construção de competências em diversas áreas de habilitações técnicas, tendo em vista o desenvolvimento de aptidões, conhecimentos, habilidades, atitudes e valores éticos necessários para o desempenho de uma profissão, conforme estabelecido pelo Sistema Nacional de Qualificações (SNQ). Uma formação profissional de qualidade almeja uma vida ativa por meio de diversas formas de educação, fortalecendo a carreira e criando oportunidades de crescimento no meio social e no mundo do trabalho para todos os indivíduos. Em relação à educação, recentemente o tema Inclusão tem se destacado como um movimento social e pedagógico que busca garantir o acesso à escola, o direito a um ensino de qualidade, baseado em modelos eficientes com recursos humanos especializados, metodologias de ensino específicas e materiais inovadores para que o público estudantil com necessidades educacionais específicas possa participar, acender e contribuir de forma ativa na sociedade. Dentre os benefícios sociais o turismo se destaca, e pela sua complexidade de segmentos e profissionais, requer atualmente, um nível de excelência aprimorado com foco na sustentabilidade e na acessibilidade universal considerando a competitividade no setor. Nesse sentido o desafio é fomentar a capacidade atrativa dos destinos turísticos com infraestrutura e sobretudo com recursos humanos capazes de atender com competência e conhecimentos técnicos as necessidades de todos os mercados, visto que estes são o ativo mais importante do setor de serviços. Diante do exposto, entende-se que uma educação inclusiva em turismo é necessária a fim de minimizar as restrições profissionais, assegurando uma formação baseada em competências técnicas e sociais específicas e garantindo assim que pessoas com deficiência participem plenamente das atividades turísticas sem constrangimentos e vivenciem experiências memoráveis. Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a formação profissional e competências para educação inclusiva de Guias de Turismo em uma unidade da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Como universo da investigação o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em quatro campi que ofertam o curso técnico em Guia de Turismo no estado, abrangendo membros das Comissões de Elaboração de Projetos Pedagógicos desta formação. O percurso metodológico dessa investigação de caráter qualitativo, será amparado em estudos bibliográficos, pesquisa documental e levantamento de dados primários, cujos procedimentos analíticos serão guiados pelo método de análise de conteúdo, além do processo de triangulação dos dados. Acredita-se que serão encontradas informações sobre as diretrizes curriculares e metodologias de ensino nos projetos pedagógicos dos cursos de Guia de Turismo que permitirão verificar se a formação profissional e as competências ofertadas nos cursos atendem aos requisitos da educação inclusiva e as necessidades do mundo do trabalho em Turismo Acessível.

Externo à Instituição - ESDRAS MATHEUS SILVA MATIAS
Externa ao Programa - 1841981 - JOSEMERY ARAUJO ALVES - nullPresidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externo à Instituição - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO
Notícia cadastrada em: 31/08/2023 08:50