Banca de DEFESA: BRUNO CÉSAR CORREIA TENÓRIO CAVALCANTI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : BRUNO CÉSAR CORREIA TENÓRIO CAVALCANTI
DATA : 01/09/2023
LOCAL: NEPSA II

A HOSPITALIDADE BRASILEIRA E A PADRONIZAÇÃO DOS SERVIÇOS: UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DE VANTAGENS COMPETITIVAS TRANSITÓRIAS EM HOTÉIS DE REDE INTERNACIONAL NO BRASIL

hospitalidade brasileira; padronização dos serviços; vantagem competitiva transitória; hotéis de rede internacional.

A hotelaria, termo que engloba todo o serviço de hospedagem, assume um papel significativo no setor do turismo, visto que é parte essencial da experiência de viagem dos hóspedes. A partir da análise da atividade de acomodação, percebe-se que pontos tangíveis e intangíveis influenciam a qualidade do serviço prestado pelos empreendimentos, o que reflete diretamente não apenas na avaliação do setor; mas, também, na escolha do destino da viagem. Entre os aspectos intangíveis, a hospitalidade é um fator determinante para a excelência e para o posicionamento de um meio de hospedagem, pois o serviço fornecido precisa ser simultaneamente eficaz, eficiente e humanizado. Logo, ao atingir essas três dimensões, hotéis desenvolvem mais chances de obter sucesso em um ambiente altamente competitivo. Nesse sentido, a hospitalidade precisa ser refletida no ambiente de vantagem competitiva transitória, principalmente porque modelos tradicionais de classificação, por exemplo, podem ser compreendidos como insustentáveis em meio às inovações tecnológicas da contemporaneidade. No contexto do Brasil, a hospitalidade pode se apresentar enquanto um fator relevante, e é nessa direção que a presente pesquisa se encaminha – com o objetivo basilar de investigar a relação da hospitalidade brasileira com a padronização dos serviços em hotéis de rede internacional, a partir da perspectiva da estratégia competitiva transitória. Para isso, foram traçados objetivos específicos a fim de sustentar a condução geral do trabalho, sendo eles: compreender a percepção da hospitalidade brasileira em hotéis de rede internacional; caracterizar a padronização dos serviços na gestão hoteleira de redes internacionais; identificar como as vantagens competitivas transitórias estão inseridas em hotéis de rede internacional; e propor reflexões em relação ao papel da hospitalidade brasileira e da padronização dos serviços no ambiente de vantagens competitivas transitórias. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório de abordagem qualitativa, que entrevistou pessoas que trabalharam – ou ainda trabalham – nos lugares analisados por uma temporada de, no mínimo, dois anos e em posição de liderança. Assim sendo, torna- se possível uma melhor compreensão de tal processo ao longo dos últimos anos, perante um quadro de constantes mudanças, inclusive diante da fase pandêmica de COVID-19. Após a coleta, os dados foram discutidos e investigados desde um olhar teórico e empírico, com a finalidade de contribuir com o avanço da literatura sobre o papel da hospitalidade brasileira junto às padronizações internacionais, no ambiente da vantagem competitiva transitória.

Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS