Banca de DEFESA: RALYSON ADYSON MARQUES DA COSTA SOARES

DISCENTE : RALYSON ADYSON MARQUES DA COSTA SOARES
DATA : 15/02/2023
LOCAL: NEPSA II / meet.google.com/vxp-qkcq-jyb

ANÁLISE DO DESTINO NATAL/RN NA PERSPECTIVA SISTÊMICA DOS DESTINOS TURÍSTICOS INTELIGENTES

Destino Turístico Inteligente; Turismo Inteligente; Cidade Inteligente; TICs; Gestão de Destinos

Um Destino Turístico Inteligente (DTI) pode ser entendido como um espaço turístico inovador e acessível que integra infraestrutura tecnológica para garantir o desenvolvimento sustentável do destino, promover a interação e integração dos turistas para melhorar a experiência no destino, bem como proporcionar gestão ferramentas para as partes interessadas envolvidas na atividade. O presente estudo tem como objetivo analisar Natal/RN como Destino Turístico Inteligente a partir da percepção dos membros do Conselho Municipal de Turismo (CMTur) utilizando como base o modelo sistêmico de desenvolvimento e avaliação de DTI proposto por Ivars-Baidal, Solsona Monzonís e Giner Sanchez (2016). O modelo sistêmico é composto por três níveis (Estratégico-Relacional, Instrumental e Aplicado), que se inter-relacionam e apresentam indicadores como Governança; Sustentabilidade; Inovação; Conectividade e Sensoriamento; Sistema de Informação e Aplicações e Soluções Turísticas, que orientaram a pesquisa. Trata-se, portanto, de uma pesquisa descritivo-exploratória com abordagem qualitativa utilizando o método indutivo. Para captar a percepção dos gestores sobre o destino Natal-RN à luz dos destinos inteligentes, a coleta de dados foi realizada por meio de entrevista com questionário semiestruturado elaborado a partir da adaptação das dimensões e eixos do modelo sistêmico de DTI, bem como foi realizado o levantamento documental sobre normas e regulamentos por meio do Plano Diretor da Cidade do Natal (Lei Complementar nº 208, de 07 de março de 2022), e as atas das reuniões do CMTur para o biênio 2021/2022. A análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo apoiada pelo software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2). Nessa perspectiva, percebe-se que as principais barreiras enfrentadas no destino Natal-RN sob a ótica de um DTI estão relacionadas à infraestrutura, acessibilidade, segurança, conectividade e sensoriamento. Como oportunidade, destaca-se o papel da governança que atua no destino, e que já conhece a metodologia dos destinos inteligentes, bem como o papel do plano diretor, pois incluem diretrizes que visam elevar o nível de inteligência da cidade e, portanto, do destino. Espera-se com esta pesquisa contribuir para a formação teórica relevante para o tema destinos turísticos inteligentes e sua aplicação no desenvolvimento de destinos, elevando o grau de inteligência turística, principalmente na realidade brasileira, mais especificamente para a cidade de Natal-RN que vem sendo apontado como um destino em ascensão, precisando inovar em planejamento e gestão, sendo a metodologia de destinos inteligentes uma alternativa para inovar e gerar ainda mais competitividade para o destino.

Externo à Instituição - ALEXANDRE AUGUSTO BIZ - UFSC
Externa ao Programa - 1324092 - ERICA DAYANE CHAVES CAVALCANTE - nullInterna - ***.518.019-** - JENNIFER CAROLINE SOARES - NÃO INFORMADO
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Notícia cadastrada em: 26/01/2023 21:34