Banca de DEFESA: JOSÉ WILLIAM DE QUEIROZ BARBOSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ WILLIAM DE QUEIROZ BARBOSA
DATA : 07/02/2023
HORA: 14:00
LOCAL: http://meet.google.com/onr-bgpe-wjg
TÍTULO:

Você me Ama? Aplicação da Teoria Lovemarks no Destino Turístico Natal-RN, Brasil


PALAVRAS-CHAVES:

Teoria Lovemarks; Destino turístico; Amor à marca de destino; Natal-RN. 


PÁGINAS: 98
RESUMO:

O objetivo do presente estudo é investigar a aplicação da Teoria Lovemarks no contexto do destino turístico Natal-RN, Brasil. A mencionada base teórica afirma que as marcas devem provocar amor e respeito por parte de seus clientes para serem consideradas marcas de afeto. Com vistas a verificar essa questão no destino Natal-RN, o estudo, de caráter quantitativo descritivo, se propôs a testar um modelo teórico com base nas dimensões da Teoria Lovemarks, sendo elas: mistério, sensualidade e intimidade (amor à marca); e confiança, reputação e performance (respeito à marca). Os dados foram coletados por meio de uma survey online criada na plataforma Google Forms, que obteve 285 respostas válidas de pessoas que já visitaram o destino Natal-RN ao menos uma vez. Os participantes expressaram seu grau de concordância com cada um dos 38 itens do questionário utilizando uma escala métrica de 5 pontos baseada no modelo Likert. As análises descritiva e fatorial do material obtido foram feitas com auxílio do software IBM SPSS Statistics versão 22. Já para examinar as seis hipóteses que sustentam o modelo teórico do estudo, foi utilizado o software SmartPLS 3, executando a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE). Os resultados mostraram que todas as hipóteses da pesquisa foram suportadas, validando a aplicação da Teoria Lovemarks em destino turístico. Em termos do construto 'amor à marca', constatou-se que ele apresenta uma relação mais significativa com a dimensão 'intimidade' (coeficiente estrutural = 0,558). Isso permite inferir que, para os turistas do destino Natal-RN, os elementos presentes nessa dimensão são mais importantes para formação do amor à marca do local, como compromisso, empatia e paixão. Além disso, verificou-se que as três variáveis latentes (mistério, sensualidade e intimidade) explicam 79% do amor à marca no contexto de destino turístico. No que tange o construto 'respeito à marca', os achados do estudo indicaram maior relação dele com a dimensão 'confiança' (coeficiente estrutural = 0,481). Dessa forma, aspectos como a segurança do turista ao visitar o destino Natal-RN, que faz parte de tal dimensão, influenciam mais fortemente a percepção de respeito à marca do lugar. As variáveis latentes confiança, reputação e performance explicam 60,10% do respeito à marca em âmbito de destino turístico. Do ponto de vista teórico, o estudo contribui fornecendo subsídios para que o modelo proposto seja replicado em outros destinos, favorecendo a consolidação da Teoria Lovemarks nesse contexto. Em termos gerenciais, a pesquisa sugere ações para desenvolver uma gestão de marca de destino pautada na oferta de elementos que fortaleçam conexões emocionais com o viajante. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - EDSON CRESCITELLI - USP
Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo ao Programa - 1679532 - LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE - nullInterno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 17/01/2023 15:14
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao