Banca de QUALIFICAÇÃO: JOANA ERNESTO NEVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOANA ERNESTO NEVES
DATA : 27/10/2022
LOCAL: NEPSA II

Formulação e implementação de estratégias de comunicação e promoção de destino internacional de turismo: O caso de Moçambique.

Turismo. Formulação e implementação. Estratégias. Comunicação e Promoção turística. Destino internacional. Moçambique.

O turismo é um setor que impacta na economia dos países, gerando receitas e empregos. Os governos já se aperceberem disso, facto que faz com que estes tenham um olhar mais atento ao setor, em Moçambique, o turismo foi eleito um dos 4 pilares do desenvolvimento, contudo para que tal se efetive, vários aspectos devem ser considerados, dentre eles a comunicação e promoção. A informação e comunicação no turismo, são como o combustível para a indústria, pois, o destino só pode ser conhecido, visitado se for divulgado. OBJETIVO: É neste contexto, que a presente proposta de tese pretende analisar como se configuram a formulação e implementação de estratégias de comunicação e promoção no esforço de elevar e qualificar Moçambique como destino internacional de turismo atrativo e relevante. METODOLOGIA: Adota uma metodologia que ajude a estudar o funcionamento do sistema de elaboração de estratégias de comunicação e promoção que visam divulgar o país como destino internacional de turismo e suas implicações. A pesquisa documental permite elencar os aspectos teóricos dessas estratégias, seguida de uma pesquisa de campo, buscando compreender dos fazedores dessas estratégias todo o processo de sua elaboração, através de uma entrevista semi-estruturada aos órgãos tutelares da área, bem como, aos outros atores, como as associações públicas e privadas e os operadores turísticos. A observação não participante também é aplicada, como intuito de perceber se as estratégias, ações definidas estão sendo aplicadas nas áreas eleitas prioritárias para o desenvolvimento do turismo. Igualmente é aplicado um questionário a turistas internacionais que visitam o país para compreender os mecanismos que usaram para conhecer o destino assim como suas sugestões de melhoria para uma comunicação mais eficiente e eficaz, tendo em conta que este é o principal alvo dessas estratégias. RESULTADOS ESPERADOS: Espera-se com este estudo, conhecer como o país se posiciona estrategicamente em relação à internacionalização do turismo, através do uso de planos, ações e avanços do processo de comunicação e promoção com vistas a alcançar melhor patamar no concorrido mercado internacional de turismo. Configura-se nesse sentido o Framework Conceitual dos fatores e elementos decisivos de como planejar e estabelecer estratégias de comunicação e promoção para destino internacional de turismo.

Interna - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interna - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 21/10/2022 08:51