PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: FRANCISCO HENRIQUE BEZERRIL DE LIMA

DISCENTE : FRANCISCO HENRIQUE BEZERRIL DE LIMA
DATA : 09/09/2022
LOCAL: https://meet.google.com/xjq-ruso-hbc

Práticas sustentáveis no desenvolvimento da atividade turística sustentável do Geoparque Seridó (RN)

Práticas sustentáveis. Geoparque Seridó. Turismo sustentável. Território. Educação ambiental.

O presente estudo tem como objetivo geral compreender as práticas sustentáveis que contribuem para o desenvolvimento da atividade turística sustentável do Geoparque Seridó (GS), considerando especificamente: identificar as práticas sustentáveis desenvolvidas no GS; analisar as práticas sustentáveis a partir da percepção da gestão do GS, artesãos, guias de turismo e condutores locais; e discutir sobre as práticas sustentáveis do GS no contexto da atividade turística sustentável. A motivação para investigar sobre as práticas e ações sustentáveis do GS nesse estudo emerge da discussão sobre a sustentabilidade pautada nos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Assim, levando em consideração que a busca por tais ODS prevalece como um objetivo mundial em prol de um planeta melhor para as gerações presentes e futuras, surge os elementos e práticas sobre a geodiversidade, bem como os geoparques como relevante fator para consecução da agenda 2030. O estudo desenvolvido constitui-se de natureza interpretativista, sendo uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa, e estudo de caso como delineamento a partir do GS, auxiliado com um caso de um roteiro turístico de uma empresa de turismo sustentável. Para a coleta de dados foi realizada entrevistas semiestruturadas, análise documental, coleta de falas de entrevistas na internet e pesquisa bibliográfica. Assim, foram entrevistados atores locais relacionados à atividade turística do território estudado, bem como representante da gestão do geoparque e turistas. Para o tratamento dos dados foi utilizado a técnica de análise de conteúdo para a análise dos documentos e entrevistas. Como resultados do estudo foi identificado diversas práticas, ações e atividades educacionais que são realizadas com o intuito de conservar e preservar o patrimônio geológico do GS por meio da educação e do turismo: como palestras para alunos de escolas públicas e privadas, formação de guias mirins, macro projeto, oficinas, proteção aos geossítios, estruturas de madeiras para acesso de turistas, leis municipais, mapas conceituais, mascotes, aplicações tecnológicas, cursos, capacitações para guias, placas de educação ambiental, trilhas educativas, eventos, geoprodutos, associação de mulheres, guiamentos com vista a sensibilizar o turista e parcerias com empresas de turismo. Constatou-se que são práticas e ações sustentáveis que visam envolver a comunidade na sensação de pertencimento para com o GS, onde o turismo está relacionado, bem como aquelas práticas que inserem a comunidade diretamente com a atividade turística. Evidenciou-se que a relação dos atores locais com o turismo é baseada na educação ambiental de forma a contribuir para o desenvolvimento sustentável do território do GS a partir das experiências turísticas com os geoprodutos, principalmente, bem como a participação comunitária é avaliada como importante, pois a sustentabilidade é o fator norteador para a geração de renda auxiliado pelo turismo, sobretudo, as práticas e ações sustentáveis são parte de um gestão territorial que envolve a comunidade numa participação de baixo para cima, isto posto, contribui para atividade turística do GS ser pautada do desenvolvimento humano dos turistas que experienciam o que o território oferece, auxiliando em novos aprendizados e mudança de comportamento. Portanto, compreende-se que as práticas sustentáveis do GS contribuem para o desenvolvimento territorial sustentável e do turismo das localidades.

Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externo ao Programa - 2859852 - MAX LEANDRO DE ARAUJO BRITO - UFRNExterno à Instituição - ESDRAS MATHEUS SILVA MATIAS - UFPB
Notícia cadastrada em: 31/08/2022 13:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao