LUZ NA PASSARELA: Gestão da inovação na São Paulo Fashion Week
Eventos; Eventos de moda; São Paulo Fashion Week; Inovação; Gestão de crise.
Eventos de moda são acontecimentos criativos e inovadores capazes de movimentar a economia local, o turismo e o setor têxtil e de confecção, além de aprimorar a imagem das cidades que os sediam, valorizar a cultura local e ampliar a vantagem competitiva de destinos conhecidos como “cidades da moda”, que buscam por inovação e um melhor posicionamento no mercado. Nesse cenário, a São Paulo Fashion Week (SPFW) adquire notoriedade em decorrência de ser o maior evento de moda da América do Sul, dinamizando a cadeia produtiva da moda brasileira, internacionalizando as produções nacionais e a imagem do país. A inovação nesses eventos pressupõe a adoção de estratégias que reverberem em novas características, novas roupagens e elementos propícios para elevar a satisfação dos participantes. Desta forma, o presente estudo objetiva analisar a aplicabilidade da gestão da inovação na SPFW, especificando-se: investigar o desenvolvimento da gestão da inovação na SPFW de 2016 a 2022; identificar de que forma a inovação foi implementada no evento durante cenários de crise e quais seus principais resultados e compreender se a SPFW motiva modalidades alternativas de turismo, visto as novas dinâmicas da sociedade e características do evento. Trata-se de um estudo de caso ancorado na fenomenologia, com características descritivas e exploratórias e abordagem qualitativa. A coleta de dados dá-se mediante pesquisas bibliográficas e documentais, bem como por intermédio de entrevistas com a comissão organizadora da SPFW e envolvidos com a semana de moda, além da observação participante. A análise dos dados ocorre por meio da técnica de análise de conteúdo com auxílio do software Iramuteq (versão 0.7 alpha 2) e do modelo “Octógono da Inovação”. Acredita-se que a implementação da gestão da inovação em eventos de moda reverbera em vantagem competitiva, renovação e na adoção de estratégias capazes de otimizar a satisfação do usuário e a movimentação de fluxos turísticos. Dentre os resultados parciais, é possível identificar que a cada edição, a SPFW consegue se lapidar e incrementar novos elementos em sua programação, ademais, o evento corrobora com o turismo local e contempla um público com características condizentes com a atual dinâmica social de efemeridade e imediatismo, vislumbrando no glamour e no luxo uma tendência promissora para a atração de participantes.