PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: EDSON DOMINGOS NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDSON DOMINGOS NASCIMENTO
DATA : 17/12/2021
LOCAL: meet.google.com/twm-kqfm-qxm

A PARTICIPAÇÃO SOCIAL NA GOVERNANÇA DO TURISMO

Governança no Turismo, Participação Social, Variáveis, Instância Regional, Métodos Mistos.

A governança no turismo se apresenta como um tipo de gestão compartilhada entre o poder público, o setor privado e a sociedade. Neste cenário, a participação social é compreendida como fator relevante na elaboração e na execução de ações para o desenvolvimento do turismo, tornando-se um conceito ‘politicamente correto’, com respaldo no discurso acadêmico e nas diretrizes das políticas públicas. No entanto, observa-se que a investigação sobre a participação social e os seus efeitos no contexto dos destinos e regiões turísticas, encontra-se incipiente, há escassez de debate e compreensão sobre os tipos de participação praticados nos espaços e instrumentos da gestão pública do turismo. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa é Analisar a participação social nas Instâncias de Governança Regionais de Turismo (IGRTs). Para viabilizar metodologicamente a pesquisa, utilizou-se uma abordagem multiparadigmática, com a adoção de métodos mistos, esteados em instrumentos e procedimentos qualitativos e quantitativos. A área de estudo atende a três regiões turísticas consolidadas no Programa de Regionalização do Turismo (PRT); Seridó – RN; Nascentes das Gerais e Canastra – MG; e Uva e Vinho - RS. A presente proposta tem como relevância ampliar o debate sobre a participação social no desenvolvimento de políticas públicas do turismo, e contribuir para a compreensão da gestão nas regiões turísticas, ao identificar as variáveis da participação e as dimensões da governança, e como elas impactam nos resultados para o desenvolvimento do turismo regional. Como resultado, a pesquisa possibilitou verificar que há múltiplas experiências de governança no Brasil, e que a participação social é praticada de forma pulverizada, inserida ou orbitando as IGRTs, desempenhando papel coadjuvante no processo de gestão. Em relação aos preditores da participação, identificou-se três variáveis comuns aos casos analisados; apego ao lugar, orgulho da região e confiança.

Presidente - 1420650 - ROSANA MARA MAZARO
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR