PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: FERNANDA SANTOS GENTIL ARAÚJO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FERNANDA SANTOS GENTIL ARAÚJO
DATA : 26/11/2021
LOCAL: https://meet.google.com/ksg-qbdq-sbf

MODELAGEM DE FATORES CAPAZES DE INFLUENCIAR A INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ESTUDANTES DE TURISMO

Empreendedorismo no Turismo. Intenção Empreendedora. Educação Empreendedora. Teoria do Comportamento Planejado.

O objetivo deste estudo foi analisar as inter-relações existentes entre antecedentes capazes de influenciar a intenção empreendedora de estudantes do ensino superior em Turismo. Para tanto, foi proposto um modelo estrutural que integra a Teoria do Comportamento Planejado (TCP) e os constructos Ambiente Institucional, Aprendizagem Empreendedora, Experiência Familiar e Macroambiente. A pesquisa se caracteriza como exploratório-descritiva com abordagem mista, quantitativa e qualitativa. A população do estudo foram estudantes dos cursos de ensino superior em turismo de instituições públicas, incluindo universidades e institutos. A amostra foi composta por 470 estudantes dos cursos de bacharelado em turismo e tecnológicos em gestão de turismo. A coleta de dados foi realizada por meio de questionários aplicados online. Além da aplicação dos questionários foi realizada uma análise dos projetos pedagógicos dos cursos que participaram da pesquisa, utilizando a técnica de análise de conteúdo. A partir desta análise foi identificado que a maioria dos cursos oferecem a disciplina de empreendedorismo como obrigatória ou optativa, e as palavras mais citadas em suas ementas foram plano de negócios, oportunidades, turismo, características empreendedoras, conceitos e processo empreendedor. Por meio do contato com as coordenações foi possível ter a informação de que boa parte dos cursos possui empresa jr. Estes aspectos analisados são considerados como incentivo à educação empreendedora dos alunos de turismo. Para análise dos dados coletados pelos questionários foi realizada a Análise Fatorial Exploratória (AFE) e a Modelagem de Equações Estruturais, em dois passos: análise do modelo de medida (Análise Fatorial Confirmatória – AFC) e análise do modelo estrutural. Os resultados obtidos indicam forte correlação entre atitude e aprendizagem empreendedora, e correlação moderada entre controle comportamental percebido e aprendizagem empreendedora. Verificaram-se correlações fortes entre atitude e aprendizagem empreendedora com a intenção empreendedora dos entrevistados. Os resultados deste estudo indicam a necessidade de uma atenção maior na escolha das estratégias de incentivo ao empreendedorismo, pois a formação empreendedora não só beneficia a formação do estudante de turismo para abrir um negócio, como incentiva os alunos a desenvolverem suas capacidades por meio da aprendizagem colaborativa, enfatizando a inovação, a criatividade e o networking.

Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externa ao Programa - 1544970 - KAREN MARIA DA COSTA MATTOS
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN