Banca de QUALIFICAÇÃO: JACKSON DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JACKSON DE SOUZA
DATA : 23/11/2021
LOCAL: meet.google.com/uja-tnbv-yni

MODELAGEM DOS FATORES CAPAZES DE INFLUENCIAR NA INTENÇÃO DE VIAJAR A DESTINOS TURÍSTICOS POR MEIO DO MARKETING DE CONTEÚDO DIGITAL

Marketing de conteúdo digital; Teoria do Valor da Publicidade; Teoria da Relevância; Lealdade à marca; Destinos turísticos.

Em meio às constantes transformações do marketing para serem desenvolvidas estratégias que cheguem ao tão diversificado público consumidor, o marketing de conteúdo digital (MCD) surge, no mercado e na literatura acadêmica, como uma técnica inovadora para a divulgação de bens e serviços, especialmente porque a publicidade tradicional já não cumpre seu papel como antes, e o consumidor, muitas vezes, possui discernimento do “papel intrusivo” que ela desempenha. A presente proposta de tese visa contribuir com o preenchimento de algumas lacunas teóricas no que se refere ao papel do MCD enquanto uma ferramenta promocional no processo de planejamento de viagem de consumidores turísticos. Este estudo será realizado à luz de três principais teorias: Teoria do Valor da Publicidade, Teoria da Relevância e Lealdade à Marca. Dessa forma, como objetivo geral, tem-se: Investigar a relação entre o valor percebido, relevância e lealdade à marca, adquiridos através do marketing de conteúdo digital, na intenção de viajar a destinos turísticos. E para atingi-lo, especificidades serão atribuídas, como a) Identificar os fatores antecedentes do valor percebido do marketing de conteúdo digital em destinos turísticos; b) Verificar a adequação das variáveis observáveis para fins de composição das dimensões propostas como influenciadoras na intenção de viajar; e c) Desenvolver um modelo estrutural que explique as inter-relações ente os antecedentes da intenção de viagem a destinos turísticos, por meio do marketing de conteúdo digital. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram formuladas nove hipóteses e proposto um questionário estruturado com nove dimensões e trinta e cinco variáveis. Tendo como natureza exploratório-descritiva e abordagem quantitativa, tratar-se-á de um estudo experimental, que será composto por três grupos de participantes, de acordo com suas preferências de destino. Os dados serão analisados por meio de (1) estatísticas descritivas, (2) análise fatorial exploratória, e (3) modelagem de equações estruturais. São apresentados os resultados de um estudo inicial, realizado com algumas dimensões do modelo e, ao final, descreve-se as perspectivas para a coleta final de dados, bem como o questionário elaborado. Espera-se que os resultados desta pesquisa possam contribuir para as teorias presentes nesta proposta de tese, bem como auxiliar gestores a utilizarem o MCD como uma ferramenta contínua de divulgação de destinos e produtos turísticos.

Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCELO CHIARELLI MILITO - SENAC