Banca de QUALIFICAÇÃO: ANA LUIZA DE ALBUQUERQUE TITO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA LUIZA DE ALBUQUERQUE TITO
DATA : 31/08/2021
HORA: 10:00
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/lissa
TÍTULO:

GESTÃO ESTRATÉGICA E MODELOS DE INOVAÇÃO NAS AGÊNCIAS DE VIAGENS DO BRASIL



PALAVRAS-CHAVES:

Gestão Estratégica; Modelos de Negócios; Inovação; Crises; Agências de viagens 



PÁGINAS: 70
RESUMO:

O novo ambiente de crises suscetíveis e mudanças rápidas tem provocado turbulência no mercado de uma forma geral. Com o turismo não é diferente, especificamente o mercado de agência de viagens que passa por uma reestruturação e enfrenta diversas crises, chegando-se inclusive a questionar a sua permanência no mercado. O ambiente mudou  e com ele as estratégias herdadas de antigos modelos de gestão. Muitas das ideias estratégicas adotadas vêm de uma época em que as situações eram mais estáveis. As estratégias passaram a ser mais dinâmicas, constantes e adaptáveis a cada nova situação. Rita MacGraf uma especialista em crescimento estratégico de negócio em ambientes incertos propõe uma nova perspectiva  que se baseia na ideia de vantagem competitiva transitória, adotando práticas de gestão estratégica maleáveis, possiveis de serem alteradas ou modificadas radicalmente a medida que o mercado vai se reestruturando. Assim, esta pesquisa pretende propor um modelo de gestão estratégica para adoção de modelos de negócios inovadores que contemple ações voltadas para a sua adoção no segmento de agências de viagens e turismo em ambientes incertos. Para isso foram traçados objetivos especifico, sendo eles: identificar os elementos da gestão estratégica nos modelos de negócios baseados na inovação das agências de viagens e turismo; verificar a interrelação entre os elementos de gestão estratégica nos modelos de negócios baseados na inovação das agências de viagens e turismo; definir as dimensões dos itens do modelo proposto. O presente estudo possui em sua proposta metodológica um pluralismo baseado em uma abordagem mista, com técnicas e ferramentas de natureza quali-quanti, buscando a compreensão de significados e características situacionais apresentadas pelos agentes de viagens. Apresenta parte de sua composição qualitativa com o intuito de identificar inicialmente as dimensões que são necessárias para nortear a pesquisa, averiguando aspectos subjetivos do objetivo proposto para fundamentar a discussão. A abordagem quantitativa terá o propósito de expressar a presença de estratégias de inovação nos modelos de negócios nas agências consolidadas no mercado. Após a coleta e análise os dados serão discutidos, buscando trazer contribuições não só para a acadêmia mas também para o mercado de agência de viagens.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CAMILA CRISTINA RODRIGUES SALGADO - UFPB
Externo à Instituição - EVÁDIO PEREIRA FILHO - IFPB
Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Notícia cadastrada em: 12/08/2021 16:55
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