Banca de DEFESA: NAYARA CRISTINA SANTANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NAYARA CRISTINA SANTANA DA SILVA
DATA : 31/08/2021
HORA: 14:30
LOCAL: https://meet.google.com/vjh-htfp-bqa
TÍTULO:

CRIAÇÃO DE ROTEIROS TURÍSTICOS PARA O GEOPARQUE ASPIRANTE SERIDÓ (RN, NE DO BRASIL), NA ÓTICA DO PROCESSO PARTICIPATIVO. 



PALAVRAS-CHAVES:

Roteirização. Geoparques. Geoturismo. Seridó


PÁGINAS: 75
RESUMO:

O presente estudo tem como propósito desenvolver roteiros turísticos para o Geoparque Aspirante Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil, afim de fomentar o desenvolvimento do turismo sustentável no território, buscando analisar o envolvimento de diferentes atores no processo participativo de criação. A busca da construção de um desenvolvimento regional por meio do turismo passa pela elaboração de inúmeras etapas que juntas resultam no fomento da atividade turística. A elaboração de roteiros turísticos, uma dessas etapas, atende as necessidades dos visitantes e apresenta a identidade regional da localidade, resultando no estímulo à regionalização do turismo, onde o território é analisado como um transformador social, e não apenas identificado como um espaço territorial. Em relação aos procedimentos metodológicos, este tratou-se de um estudo exploratório com uma abordagem qualitativa. Foram aplicados questionários e realizadas entrevistas com atores que exercem papeis de elaboração e comercialização de roteiros turísticos para o território do Geoparque Aspirante Seridó e com a comunidade, além do uso de revisão bibliográfica e pesquisa em artigos científicos, dissertações, teses e livros sobre o tema. Com isso chegou-se ao desenvolvimento de três roteiros, contemplando todo o território do Aspirante Geoparque Seridó, subdividido por regiões que facilitam os aspectos logísticos e que ao mesmo tempo podem ser trabalhados de forma integrada: Rota Seridó Norte, Rota Seridó Central e Rota Seridó Sul, com objetivos alcançados quanto à valorização dos aspectos ambientais, culturais e sociais da região e a geração de desenvolvimento sustentável, levando em consideração a opinião das comunidades locais. Espera-se que a criação dos referidos roteiros turísticos proporcione uma melhor inserção social da comunidade nas atividades turísticas, fomente o empoderamento comunitário e fortaleça a atividade turística, levando em consideração a diversidade cultural existente e a possibilidade de incremento da receita local de forma sustentável.



MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CRISTIANE SOARES CARDOSO DANTAS GOMES - SENAC/RN
Externo ao Programa - 3142757 - GUILHERME BRIDI
Externo ao Programa - 1691682 - MARCELO DA SILVA TAVEIRA
Presidente - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
Notícia cadastrada em: 10/08/2021 09:32
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao