PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: FERNANDA IMACULADA BARROSO VERÍSSIMO E RODRIGUES

DISCENTE : FERNANDA IMACULADA BARROSO VERÍSSIMO E RODRIGUES
DATA : 25/08/2021
LOCAL: https://meet.google.com/had-yewm-fnn

USO DE APLICATIVOS DE TRANSPORTE NA MOBILIDADE INTRADESTINO: PERCEPÇÕES COM BASE EM REVIEWS DE TURISTAS (NATAL-RN).

Aplicativos de Transporte. Mobilidade Intradestino. Reviews. Percepções. Uber.

OBJETIVO: Analisar a percepção de uso do aplicativo Uber como opção de mobilidade intradestino em Natal-RN com base em reviews de turistas, considerando o cenário de mudança gerado com o uso recente de aplicativos de transporte desse tipo. METODOLOGIA: Trata-se de pesquisa de natureza exploratório-descritiva, com abordagem funcional, predominantemente qualitativa. Utiliza o mecanismo dos conteúdos digitais em plataforma de viagem, coletando seletivamente as reviews de turistas que estiveram no destino. Reúne essas avaliações sobre uso do aplicativo Uber, para posterior análise e investiga a percepção sobre a dinâmica de deslocamento em destinos turísticos, tendo em vista a influência do avanço tecnológico dos meios de comunicação nos meios de transporte dentro do espaço urbano. Aplica a técnica qualitativa de análise de conteúdo, utilizando os softwares NVIVO 13 e Excel como ferramentas auxiliares desse processo analítico-interpretativo. Reviews (CGUs) por serem produzidos pelos próprios usuários (turistas), foram os dados primários dessa pesquisa. RESULTADOS: A pesquisa constata que o uso de aplicativo é uma realidade efetiva na experiência dos turistas de Natal-RN em seus diversos processos relacionados à viagem. Destaca a diversidade de opiniões dos usuários compartilhadas na plataforma TripAdvisor sobre o aplicativo Uber e a implicação de tais avaliações para outros turistas. Mostra o valor das plataformas de viagens no planejamento do deslocamento intradestino. Os aplicativos de transporte se configuram como facilitadores da dinâmica de deslocamento, trazendo para o turista comodidade e bem-estar durante a viagem. A escolha de uma forma de deslocamento em detrimento a outra está relacionada a diferentes aspectos, tais como o preço e o tempo de deslocamento. Também revela que os avanços tecnológicos oferecem melhorias para as experiências dentro do destino e que a percepção de outros viajantes influencia o processo de tomada de decisão dos usuários de plataformas virtuais. CONCLUSÃO: Conclui que o uso do aplicativo (Uber) é percebido pelos turistas como uma ferramenta que auxilia o deslocamento no destino, sendo uma alternativa relevante nesse processo pelo fato dele conferir maior acessibilidade, facilidade e mobilidade intradestino. Certifica o papel e o uso de apps e sua efetiva participação na transformação da mobilidade intradestino adaptada e necessária à vida do turista e à melhoria das condições das localidades.

Presidente - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externa à Instituição - MICHELE GALDINO CAMARA - UERN
Notícia cadastrada em: 06/08/2021 10:34