Banca de QUALIFICAÇÃO: KATIANE GELLY DANTAS ASSIS DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : KATIANE GELLY DANTAS ASSIS DE SOUZA
DATA : 10/06/2021
HORA: 14:00
LOCAL: https://meet.google.com/jyc-pspr-xcb
TÍTULO:

Evolução e Ciclo de vida de Destinos Turísticos: Avaliação da presença e da intensidade do setor turístico e sua relação com a evolução e o ciclo de vida de destinos.  


PALAVRAS-CHAVES:

Ciclo de Vida de Áreas Turísticas, Setor Turístico, Polo Seridó.


PÁGINAS: 55
RESUMO:

Interagindo com diversos setores da sociedade, o turismo é responsável por movimentar as localidades em que se insere em diversas perspectivas, seja como atividade econômica, fenômeno sociocultural, prática social, fator de desenvolvimento local, entre outros aspectos. Os fatores que determinam os efeitos que o turismo poderá gerar na sociedade estão ligados à adaptação do tipo de turismo que a localidade irá desenvolver, juntamente com a maneira de como a atividade será administrada, tendo em vista o bem-estar e participação daqueles que, de fato, sentirão os efeitos causados pela prática: a população. Pensando nesse contexto, a presente tese sugere a utilização de modelos evolutivos de turismo propostos por Butler (1980), Coelho e Butler (2012) e Coelho e Lourenço (2015), intencionando verificar a consistência e aplicabilidade do modelo adaptado do Ciclo de Vida de Áreas Turísticas – TALC em uma realidade diferente daquela realizada por Coelho e Lourenço (2015) ampliando a análise nos estágios iniciais de exploração e envolvimento. O modelo supracitado apresenta um instrumento descritivo propondo um período de evolução do turismo baseado na iniciação da atividade no local, seguido do processo de desenvolvimento apresentado por fases distintas e sequenciais. Ele sugere um ciclo de vida de áreas turísticas, apresentando uma curva de base “S”, ressaltando na ilustração a ondulação da atividade turística. Explica que há pelo menos seis fases presentes neste ciclo: exploração, envolvimento, desenvolvimento, consolidação, estagnação e rejuvenescimento ou declínio. Durante os estudos, percebeu-se a intenção por análises turísticas em lugares já desenvolvidos turisticamente, contudo, esta tese considera a importância de destinos que estão iniciando sua atividade turística em mensurar seus atrativos e potenciais a fim de acompanhar seu processo evolutivo e permitir a possibilidade de criação de prognósticos para ampliar as opções de planejamento e criação/atualização/gestão de áreas e atrativos. A metodologia utilizada será de caráter quantitativo, tendo como amostra os municípios pertencentes ao polo Seridó/RN que tenham sido inventariados dentro da metodologia do Ministério do Turismo. Poderão ser usadas fontes primárias e secundárias, disponibilizadas pelos formulários do INVTUR. A técnica de coleta de dados se dará através das variáveis analisadas dentro da perspectiva do setor turístico de Cooper et al (2007): atrativos, hospedagem, intermediários, transportes e políticas públicas, e terá como técnica de análise de dados o Coeficiente de Pearson, tipo de técnica que realiza a correlação entre variáveis.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
Interna - 2568265 - LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Notícia cadastrada em: 25/05/2021 10:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao