Inovação em Organizações Turísticas: uma proposta de modelo de avaliação em inovação Turística – MODITUR.
A inovação tem destacado-se como o principal elemento diferenciador das organizações que buscam aumentar sua competitividade e se diferenciar mercadologicamente. Diante disso, a presente tese intitulada Inovação em Organizações Turísticas: uma proposta de modelo de avaliação em inovação Turística – MODITUR, aborda a temática inovação em organizações turísticas que tenta compreender como ocorre a inovação e quais as dimensões necessárias para inovar em um ambiente organizacional. O objetivo geral deste estudo é propor um modelo de inovação para organizações turísticas – MODITUR, tendo como objetivos específicos: a) compreender sobre os modelos de inovação existente em organizações de serviços; b) caracterizar as dimensões propositivas para inovação em organizações turísticas; e c) propor um modelo de inovação para organizações turísticas. Quanto à metodologia, trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório-descritivo com uma abordagem qualitativa, de acordo com o previsto e requisitado pelo instrumento de avaliação. Quanto aos resultados, permitiu compreender que o turismo é um fenômeno que passa por constante transformações em âmbito organizacional e que a inovação precisa se fazer presente dentro das organizações turísticas levando em consideração as dimensões previstas pelo modelo de avaliação proposto. Diante do exposto, conclui-se que a temática inovação em organizações turística precisa de mais proposições teóricas com novos estudos, assim como as organizações precisam investir em inovação para que se consiga competir em âmbito local e global. Para tanto, acredita-se que proposições teóricas e empíricas deste estudo possibilitará reflexões para novos estudos acerta da inovação no mercado turístico.