PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: CATIANE LOPES DE LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CATIANE LOPES DE LIMA
DATA : 27/11/2020
LOCAL: Google Meet: https://meet.google.com/kou-wxaj-cvy

ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO ENSINO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO: O Papel das tecnologias nas práticas pedagógicas dos docentes e discentes

Turismo. Ensino. Pós-graduação. Tecnologias Educacionais. Tecnologias digitais da informação e comunicação. Formação Profissional.

A inovação no sistema de ensino surge para repaginar um modelo educacional recorrente de décadas passadas. O uso de Tecnologia Educacional (TE) e das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) no ensino, atualmente, têm sido fortes aliados no processo de ensino-aprendizagem e também ferramentas essenciais e inspiradoras para os novos paradigmas educacionais. A problemática apresentada neste estudo decorre das apreciações teóricas e práticas acerca do ensino mediado, na maioria das vezes, pela ausência de práticas pedagógicas inovadoras na formação docente dos alunos da pós-graduação em turismo. Tendo em vista que, o professor universitário enquanto formador de educadores, necessita estar em constante interação com as tendências de ensino, com novos sistemas de trabalho, se reinventar constantemente e criar novas proposições metodológicas em sala de aula. Neste contexto, o objetivo que norteia esta pesquisa é o de analisar estratégias educacionais inovadoras para o ensino da pós-graduação em turismo no Brasil, através de uma proposição conceitual baseada em tecnologia educacional e tecnologias digitais da informação e comunicação para auxiliar docentes e discentes em suas práticas pedagógicas. O corpus desta pesquisa é contribuir para que os professores alinhem suas metodologias de ensino ao cenário de inovações do século XXI. Além disso, espera-se que este estudo auxilie a formação do discente em seu processo de aprendizagem enquanto aluno, e que reflitam sobre a aplicabilidade de métodos que potencializem os conteúdos que serão desenvolvidos em suas salas de aula, durante a carreira docente. O estudo caracteriza-se como exploratório-descritivo, e de abordagem qualitativa e quantitativa. A priori, foi realizada uma revisão sistemática da literatura (RSL) para embasar teoricamente a proposta apresentada, e que confirma a necessidade de realização deste estudo na área do ensino de turismo. Sobre o instrumento de pesquisa, o mesmo está fundamentado, principalmente, no modelo do Conhecimento Tecnológico do Conteúdo Pedagógico - Technological Pedagogical Content Knowledge - (TPACK), que tem sido utilizado em diversas pesquisas na área da educação para identificar tipos de conhecimentos que devem convergir para que docentes possam alinhar suas práticas pedagógicas ao uso de TE e TDIC em suas propostas de ensino. Os dados serão analisados através da análise descritiva e de conteúdo com auxílio de softwares estatísticos e de organização e estruturação de dados. Uma análise preliminar dos resultados de estudos recentes indica que, nos últimos tempos, houve uma significativa aceleração no processo de inserção de TE e o uso das TDIC no ensino, sobretudo no ensino superior. Porém, o cenário aponta que, ainda, existem grandes desafios, em termos de infraestrutura adequada, formação do professor, implantação de novos métodos e propostas de ensino, revisão de currículo, entre outros desafios que precisam ser superados.

Presidente - 2568265 - LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO