PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: RICARDO ERNESTO BOLZÁN

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RICARDO ERNESTO BOLZÁN
DATA : 19/02/2020
HORA: 09:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:

Dimensões da Experiência Turística Memorável no Conteúdo Gerado pelos Usuários no TripAdvisor: Um Estudo com Turistas Argentinos que Visitaram o Destino Natal (Brasil).


PALAVRAS-CHAVES:

Experiência turística memorável; conteúdo gerado pelos usuários; turistas argentinos; destino Natal; Small Data; TripAdvisor.


PÁGINAS: 183
RESUMO:

No intuito de compreender a vivência do turista, a experiência turística emerge como um conceito-chave para o Campo dos Estudos em Turismo, imerso em meio a debates acadêmicos incessantes entre as perspectivas das Ciências Humanas e Sociais e as de Marketing e Administração. A busca de um consenso sobre as dimensões e fases do constructo em questão se torna complexa pela sua carga subjetiva e a diversidade de olhares. Por outro lado, o conteúdo gerado pelos usuários na Internet (CGU), além de influenciar as decisões dos turistas, também se apresenta como um caminho para reconstruir a experiência turística memorável (ETM). A Argentina representou o principal mercado emissor de turistas internacionais para o destino Natal nos últimos anos. Por isso, a presente pesquisa objetiva analisar as dimensões da ETM de argentinos que visitaram o destino Natal (Brasil) refletidas no CGU desses visitantes. Para isso, apresenta-se uma pesquisa de tipo exploratório e descritivo, desde a ótica do turista argentino refletida no CGU publicado na comunidade virtual TripAdvisor, complementada por uma revisão sistematizada de literatura internacional. A análise dos dados se sustenta numa abordagem hermenêutica-interpretativa de métodos mistos, tanto quantitativa quanto qualitativa, sobre as dimensões da ETM de um modo geral e a partir de quatro aspectos específicos extraídos das fases da viagem turística: deslocamento, acomodação, alimentação e atividades no destino. Aplicaram-se técnicas de análise de conteúdo e análise de discurso com apoio de software para pesquisa, com uma amostragem total de 1.450 comentários de viagem online. Conclui-se que é possível identificar dimensões teóricas cognitivo-afetivas da ETM no CGU em comunidades virtuais, e que a ETM dos turistas argentinos que visitaram o destino Natal se caracteriza por ser emocionalmente positiva e com uma participação passiva, baseada em valores fundamentalmente estéticos, hedonistas e de consumo. Os resultados também permitem explorar epistemologicamente diferentes correntes teóricas sobre a experiência turística e identificar no CGU dimensões teóricas da ETM, co-criada entre os atores do sistema turístico. Enquanto contribuição teórica, a presente dissertação oferece uma melhor compreensão sobre a natureza da experiência turística e das dimensões cognitivo-afetivas da ETM na viagem turística enquanto constructo do Campo dos Estudos em Turismo. A pesquisa contribui com um marco teórico-metodológico desde uma perspectiva de Small Data baseada em aspectos, que apresenta implicações práticas para o destino obter um conhecimento denso e aprofundado sobre a experiência dos turistas argentinos e, assim, melhorar as políticas de planejamento e gestão do turismo receptivo internacional.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - CYNTHIA HARUMY WATANABE CORRÊA - USP
Presidente - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Interno - 1149626 - MAURO LEMUEL DE OLIVEIRA ALEXANDRE
Interno - 2806096 - WILKER RICARDO DE MENDONCA NOBREGA
Notícia cadastrada em: 29/01/2020 15:31
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao