PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: THÁSIA MARIA OLIVEIRA DE ARAÚJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THÁSIA MARIA OLIVEIRA DE ARAÚJO
DATA : 30/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA 5B2
TÍTULO:

FATORES QUE AFETAM O DESEMPENHO ORGANIZACIONAL DAS AGÊNCIAS DE VIAGENS A PARTIR DOS RELACIONAMENTOS INTENSIFICADOS PELAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO.


PALAVRAS-CHAVES:

Agências de viagens. Relacionamentos. Tecnologia de Informação e Comunicação. Desempenho organizacional.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Com o surgimento das tecnologias de informação e comunicação (TICs) ocorreram muitas mudanças nas relações interpessoais e comerciais em todo o mundo, o que favoreceu as empresas a manterem relações mais intensas com seus fornecedores e clientes. As TICs proporcionaram novos caminhos para as relações entre os canais de distribuição do turismo, levando a aumentos em competitividade, eficiência no setor, e melhoria do desempenho dos negócios. Nesta perspectiva, o presente trabalho consiste em adequar um modelo estrutural para investigar as relações existentes entre as variáveis capazes de influenciar no desempenho organizacional das agências de viagens a partir dos relacionamentos intensificados pelas tecnologias de informação e comunicação. Para que seja possível alcançar os objetivos propostos, será desenvolvida uma pesquisa de cunho hipotético-dedutivo, do tipo exploratória, de caráter descritivo, com um tratamento quantitativo. A modalidade escolhida para captar os dados será aplicação de questionários com os colaboradores e gestores das agências de viagens filiadas a ABAV. Os dados obtidos serão tratados pela estatística descritiva e inferencial, com o auxílio do SPSS e o pacote AMOS, versão 22.0. Foi realizado teste piloto para avaliar os padrões do questionário, onde foram aplicados 87 questionários online, usando a plataforma Google Formulários, distribuídos pela pesquisadora através de email e whatsapp. A partir dos resultados preliminares é possível confirmar índices de ajustamento e cargas fatoriais satisfatórias para o modelo estrutural proposto,indicando a tendência de que os intermediários do turismo devem intensificar suas relações com esses fornecedores, operadores turísticos e clientes, cujas estratégias permitem uma maior eficácia em toda a cadeia de valor.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN
Notícia cadastrada em: 23/08/2019 12:02
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao