PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: MARIA APARECIDA DE ARAÚJO

DISCENTE : MARIA APARECIDA DE ARAÚJO
DATA : 13/06/2019
LOCAL: NEPSA II

INFLUÊNCIA DOS BLOGS DE VIAGEM NA DECISÃO DE COMPRA DO DESTINO NATAL: um estudo exploratório na percepção de turistas e blogueiros

Comportamento do Consumidor. Decisão de Compra. Destino Turístico. Blogs de Viagem.

O turismo vem ganhando maiores dimensões nos últimos anos devido a globalização, as novas tecnologias de Informação e comunicação (TIC’s) e as mídias sociais. Nesse contexto, os blogs de viagens atuam como ferramenta para gerar mudanças no comportamento e na tomada de decisão do turista, que busca cada vez mais adquirir produtos e serviços turísticos de qualidade, de maneira que possam atender as suas necessidades e expectativas. Os blogs atuam como formadores de opinião acerca de produtos e serviços turísticos, ou seja, influenciam a escolha do destino turístico e consequentemente, auxilia no sucesso da localidade. O objetivo geral do estudo foi compreender a percepção de turistas e blogueiros em relação a influência dos blogs de viagem na escolha e decisão de compra do destino Natal, no Rio Grande do Norte, permitindo assim, uma discussão e reflexão acerca da importância e funcionalidade dos blogs para o desenvolvimento do turismo a partir do modelo de Comportamento do Consumidor para Compras (Blackwell et al, 2009). A metodologia empregada no estudo teve caráter exploratório com abordagem qualitativa, respaldado pela postura interpretativista, a técnica utilizada para a análise dos dados foi a análise de conteúdo, triangulação das respostas das fontes entrevistadas (turistas e blogueiros) e foi utilizado o software qualitativo Nvivo 12 para representação dos resultados. Os resultados mostraram que de fato os blogs de viagem são utilizados para auxiliar a escolha e decisão dos turistas, estes são influenciados e estão fundamentados especialmente no conteúdo exposto pelo blogueiro sobre o destino, como por exemplo: imagens, dicas, relatos, etc., e os comentários de outros usuários que já realizaram a viagem, sendo assim, a experiência destes servem como um norte para o planejamento e decisão de outras pessoas que ainda não conhecem o destino. Constatou-se que a influência dos blogs de viagem está diretamente ligada aos relatos dos turistas que já vivenciaram a viagem e as dicas dos blogueiros, sendo estes os principais e mais fortes aspectos para a tomada de decisão. Por fim, conclui-se que os blogs de viagem influenciam a escolha do turista e atuam como marketing para o destino, sendo necessário um melhor aproveitamento por parte de instituições públicas e privadas.

Interna - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Externa à Instituição - TERESA DE SOUSA
Notícia cadastrada em: 29/05/2019 09:30