Banca de QUALIFICAÇÃO: RODRIGO CARDOSO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RODRIGO CARDOSO DA SILVA
DATA : 23/11/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Nepsa II
TÍTULO:

A INTERFERÊNCIA PARLAMENTAR NAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE TURISMO: FORÇAS, CONFLITOS E ATUAÇÃO


PALAVRAS-CHAVES:

Políticas Públicas de Turismo, Programa de Regionalização do Turismo Ministério do Turismo, Orçamento Público, Emendas Parlamentares.


PÁGINAS: 103
RESUMO:

O Ministério do Turismo completa 15 anos de atuação em 2018, e nesse período vem implementando políticas públicas de turismo em todo território nacional. Assim, esperou-se e especulou sobre os avanços e dificuldades desse órgão ao gerir a atividade turística no país. A problemática central da pesquisa diz respeito aos resultados insatisfatórios das políticas públicas de turismo, em especial, ao Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Elucida-se como fator de investigação da incipiência das ações do Estado no setor de turismo e a interferência parlamentar no direcionamento dos recursos. O método que permeia o trabalho é o histórico dialético, pois lidamos com acontecimentos sociais onde há vários fatores que circundam a análise das políticas públicas. O objetivo geral é examinar o processo de financiamento das políticas públicas de turismo dos últimos 13 anos, tendo como linha crítica de pensamento a função das emendas parlamentares. A metodologia empregada é de abordagem quali- quantitativa, pois uma única vertente de abordagem não dar conta de responder a problemática central. A principal base de dados utilizados são as seguintes: SIGABRASIL (Sistema de Informação sobre Orçamento Público Federal do Senado Nacional), Sistema de Contratos de Repasses do Ministério do Turismo (SIACOR), desses dados produzimos as tabelas, mapas, gráficos e ilustrações. Outra parte do trabalho será feita com entrevistas semi-estruturadas para atender a objetivos específicos. Por fim, entende-se que o trabalho trará uma contribuição para se repensar algumas das principais diretrizes políticas e institucionais do Ministério do Turismo, bem como das emendas parlamentares no orçamento público. 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
Externo ao Programa - 2135640 - CAROLINA TODESCO
Externo à Instituição - LINDEMBERG MEDEIROS DE ARAÚJO - UFAL
Presidente - 1149402 - MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
Notícia cadastrada em: 13/11/2018 18:11
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao