Banca de QUALIFICAÇÃO: VICTOR HUGO DA SILVA

DISCENTE : VICTOR HUGO DA SILVA
DATA : 22/02/2017
LOCAL: NEPSA 2
Modelagem dos Fatores que Afetam o Apoio dos Residentes para o Desenvolvimento do Turismo em Destinos Costeiros

Impactos do Turismo. Apoio do Residente. Imagem de Destinos Turísticos. Apego ao Lugar.

Este estudo tem como objetivo investigar as inter-relações existentes entre alguns fatores capazes de influenciar o apoio do residente para o desenvolvimento do turismo em Destinos Costeiro. Como variáveis latentes iniciais, foram utilizadas as dimensões “imagem do local”, “apego do residente à comunidade” e “impactos causados pelo turismo, assim como as características de perfil sócio demográficas da população. O estudo foi realizado com a comunidade residente da Praia da Pipa (Tibau do Sul/RN), destino internacionalmente conhecido. Para tanto, foi desenvolvida uma investigação exploratório-descritiva, com abordagem quantitativa, caracterizada ainda como Survey, de corte transversal. O processo amostral foi probabilístico, com o sujeito escolhido de modo aleatório simples. O instrumento de coleta de dados foi o formulário, elaborado em escala métrica de 10 pontos, baseada na abordagem Likert. A análise dos dados obtidos teve como base a estatística descritiva, análise fatorial e modelagem de equações estruturais. Resultados preliminares indicam que o apoio para o desenvolvimento do turismo em destinos costeiros pode ser afetado pelas características sociodemográficas, tais como gênero, idade, nível de escolaridade, tempo de residência na comunidade e nível de relacionamento laboral com a atividade turística. Verificou-se também que os impactos socioambientais percebidos pelos residentes, decorrentes da atividade turística, são dimensões altamente influenciadoras da propensão do residente em apoiar o desenvolvimento do turismo na comunidade.

Interno - 2001718 - LUIZ AUGUSTO MACHADO MENDES FILHO
Externo à Instituição - MARCIO MARREIRO DAS CHAGAS - IFRN