PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de QUALIFICAÇÃO: AUREO PAIVA NETO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AUREO PAIVA NETO
DATA : 20/06/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Auditório do NEPSA II
TÍTULO:

PERSONALIDADE DE MARCA EM MEIOS DE HOSPEDAGEM: ESTUDO SOBRE MARCAS NOS HOTÉIS DA VIA COSTEIRA, NATAL, RN, BRASIL


PALAVRAS-CHAVES:

Branding. Personalidade de marca. Meios de hospedagem.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O Turismo apresenta números expressivos para a economia mundial. Tal representatividade ocasiona o surgimento de novos entrantes na disputa por uma fatia deste mercado em expansão, sendo gerada, consequentemente, uma considerável elevação de sua concorrência, tanto em aspectos quantitativos como qualitativos. Dentre os principais agentes formadores do turismo, que precisam estar atentos a esta realidade mercadológica de transformações e incertezas, estão os meios de hospedagem, que são um dos principais elementos formadores do turismo e maiores responsáveis pelo abrigo e acolhimento aos turistas. Diante deste cenário de forte e acirrada competitividade, torna-se recomendável obter o conhecimento sobre a forma como o visitante percebe a marca do estabelecimento onde ele está se hospedando, para que assim, os gestores da hotelaria saibam como trabalhar melhor sua marca junto aos seus clientes, com o propósito de fortalecê-la e conquistar a fidelidade dos seus consumidores. Isso se torna possível através de algumas ferramentas de marketing, e uma delas, que visa pesquisar como o hóspede percebe uma determinada marca, é a análise da personalidade de marca, cuja formação acontece pela associação de características humanas à uma determinada marca. Nos dias atuais, há diferentes marcas para cada meio de hospedagem, e percepções distintas que podem variar por diversos fatores, inclusive pelo segmento de atuação e pela qualidade na prestação de serviços em um meio de hospedagem. Sendo assim, a realização da pesquisa adotará uma pluralidade metodológica, onde, na fase inicial, hóspedes de cinco diferentes hotéis localizados em uma área litorânea e homogênea da área da Via Costeira, na cidade de Natal serão questionados sobre a percepção que eles possuem sobre a personalidade da marca do hotel onde eles estarão hospedados, para que, em seguida, seja realizada uma análise comparativa, na tentativa de identificar possíveis diferenciações entre as percepções das diferentes marcas avaliadas e se o estabelecimento possui a(s) personalidade(s) já inserida(s) em sua filosofia corporativa. Ao final, serão investigados meios de elaboração de estratégias aproveitando-se dessa(s) personalidade(s) identificada(s). Para atender ao objetivo proposto, utilizou-se como fundamento principal da pesquisa, um conceituado modelo chamado BPS (Brand Personality Scale), criado por Jennifer Aaker em 1997, cujas 5 dimensões são a sinceridade, excitação, competência, sofisticação e robustez.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA
Externo ao Programa - 1679532 - LUIS ROBERTO ROSSI DEL CARRATORE
Interno - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 13/06/2016 07:42
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