Banca de DEFESA: MARILSON DONIZETTI SILVINO

DISCENTE: MARILSON DONIZETTI SILVINO
DATA: 30/10/2015
LOCAL: NEPSA

INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE DE DESTINO TURISTICO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO: PERCEPÇOES, ESPECTATIVAS E INFLUENCIAS: JENIPABU (RN)

Percepções Socio-Ambientais; Destino turístico; Frequentadores; Area de Proteção Ambiental; Unidades de Conservação; Indicadores de Sustentabilidade; Jenipabu e Turismo Sustentável.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Esta pesquisa tem como principal enfoque, demonstrar as percepções, expectativas e influencias sócio-ambientais obtidas pelos frequentadores da Praia de Jenipabu/RN a partir da analise de indicadores de sustentabilidade de destino turístico em Unidade de Conservação. Foram entrevistados 151 frequentadores, divididos entre moradores, comerciantes e visitantes da localidade estudada. Sendo estudado um modelo de Sistema de Indicadores de Sustentabilidade de Ecoturismo (SEIS), de Tsaur (2006), o qual apresenta 47 indicadores distribuídos em 6 variáveis nas principais dimensões da sustentabilidade. Toda a coleta de dados foi realizada diretamente através de um questionário desenvolvido a partir dos indicadores e com uma parte das características sócio demográfica dos entrevistados, e realizada uma posterior analise dos dados a partir das técnicas de analise fatorial e ONEWAY ANOVA, realizada pelo programa IBM SPSS STATISTICS 20. Foram identificadas 14 variáveis relevantes que se diferem das propostas pelo modelo, mas com algumas proximidades, demonstrando a partir destas a verdadeira realidade sobre a sustentabilidade na APA de JENIPABU/RN. Todo este estudo possui uma grande relevância em diversos termos, mas principalmente para o autor que mora há 13 anos na localidade, e vem buscando atrair cada vez mais interessados em pesquisar a região, que é cada vez mais mágica e carente de pesquisas para o desenvolvimento de projetos de proteção e conservação da mesma. E toda ajuda para a melhoria ambiental é bem vinda.

Interno - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
Interno - 1675246 - LISSA VALERIA FERNANDES FERREIRA