Banca de DEFESA: EUGENIA PATRICIA DE ALMEIDA SEIXAS

DISCENTE: EUGENIA PATRICIA DE ALMEIDA SEIXAS
DATA: 31/08/2015
LOCAL: Sala de Multimeios do NEPSA/CCSA

METODOLOGIAS DE ENSINO PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DO TURISMOLOGO: UMA PERCEPÇÃO DO DOCENTE DO CURSO DE TURISMO DA UFRN.

Metodologias de Ensino. Competências. Turismo.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

As Metodologias de ensino podem ser definidas como elementos básicos de discussão da ação docente, no ato de ensinar e apresentar o conteúdo. Existem metodologias de ensino mais tradicionais com seus princípios mais voltados para decorar e o repetir, como também, metodologias ativas alicerçadas no principio da autonomia, e no desenvolvimento de competências. O objetivo do estudo é compreender a percepção dos docentes em relação à adoção das metodologias de ensino para o desenvolvimento de competências do turismólogo no curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar essa finalidade foi realizado um estudo de caso de natureza exploratória, com a aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado com 29 docentes do curso, selecionados por meio de uma amostra intencional, adotando-se a abordagem de análise qualitativa. Os resultados do trabalho apontaram que os docentes adotam mais um pluralismo metodológico, onde a escolha dessa metodologia é proveniente do perfil da turma e do conteúdo a ser ministrado em sala. Identificou-se ainda que as metodologias consideradas como sendo as mais apropriadas para a aplicação  no curso de turismo, foram as metodologias ativas . Em relação às principais dificuldades e desafios das estratégias pedagógicas adotadas pelos docentes em sala de aula, evidenciou-se  a desmotivação do discente, além da sua falta de compreensão em relação a importância de uma base teórica e de leitura consiste para entender e desenvolver as práticas de turismo, além de permitir a sua aplicação prática, contribuindo assim no desenvolvimento das competências. Por fim, os dados demonstraram que as metodologias de ensino, devem valorizar uma associação entre a teoria e a prática, permitindo uma visão crítica do discente, contribuindo com o desenvolvimento de competências, principalmente com as habilidades necessárias para a atuação do turismólogo.

Presidente - 1372521 - MARIA VALERIA PEREIRA DE ARAUJO
Interno - 1718044 - PATRICIA WHEBBER SOUZA DE OLIVEIRA
Externo à Instituição - SANDRA LEANDRO PEREIRA - UFPB
Notícia cadastrada em: 21/08/2015 15:35