PROBLEMATIZAÇÃO COMO UMA METODOLOGIA DE ENSINO E DE COMPETÊNCIAS NO CURSO DE TURISMO DA UFRN
Metodologias de Ensino. Competências. Problematização.
O Objetivo desse estudo é compreender a adoção da metodologia da problematização e o desenvolvimento de competências no curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Para alcançar essa finalidade será desenvolvido um estudo de caso de natureza exploratória descritiva, através da aplicação de um roteiro de entrevista semi-estruturado com os docentes e discentes do curso, selecionando-os por meio de uma amostra intencional, adotando-se o critério de saturação teórica e a abordagem de análise qualitativa. O trabalho torna-se relevante devido à carência de estudos e pesquisas voltadas para a aplicação de metodologias ativas no ensino do turismo, uma vez que os seus resultados podem contribuir com a disseminação de pesquisas e com a construção de conhecimentos voltados para a temática. Além disso, pode gerar uma reflexão nos coordenadores e docentes que atuam no curso, para uma possível adoção da metodologia de ensino na área de turismo, contribuindo no desenvolvimento de competências profissionais vinculadas as demandas da sociedade. O estudo ainda apóia o desenvolvimento de atitudes de aprendizado nos discentes, estimulando-os para uma postura de construção de conhecimento construtivista.