Banca de DEFESA: BRUNO LIMA MACHADO

DISCENTE: BRUNO LIMA MACHADO
DATA: 12/03/2014
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

Análise da Percepção Da Qualidade Ambiental e de serviços TURÍSTICOS em João Pessoa/PB

Percepção. Qualidade Ambiental. Marketing Verde.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Diante da crescente preocupação com os aspectos ambientais e os impactos negativos que são ou que podem ser gerados quando uma destinação turística é consumida, intensifica-se a urgência de adotar ferramentas capazes de promover a sustentabilidade dessa destinação e também criar a vantagem competitiva necessária dentro do mercado, agregando valor aos produtos e serviços turísticos. Para tanto, o presente estudo tem como objetivo principal analisar a percepção do turista sobre a qualidade ambiental e de serviços turísticos apresentados no destino João Pessoa (PB). A escolha do objeto de estudo justifica-se por João Pessoa estar inserida numa realidade onde se encontra relevância ambiental, o que pede uma atenção referente ao comportamento dos envolvidos no processo turístico local. Como procedimentos metodológicos da pesquisa, optou-se por uma revisão bibliográfica, levantamento de dados secundários e uma pesquisa empírica, de cunho quantitativo, aplicando-se a caracterização sócio demográfica da amostra definida e as análises descritiva e fatorial das dimensões e variáveis obtidas com base nos modelos de pesquisa ECOSERV de Khan (2003), SERVQUAL de Parasuraman, Berry e Zeithalml (1985) e SERVPERF de Cronin e Taylor (1992). Tal formulário, que de acordo com os resultados se mostrou confiável, permitiu analisar o desempenho, depois de adaptado, da destinação em questão. Os resultados forneceram uma análise detalhada do perfil dos visitantes e do desempenho das dimensões e variáveis da qualidade ambiental e de serviços turísticos, apontando, neste sentido, caminhos mais assertivos, na tomada de decisão gerencial, a exemplo do marketing verde, para compor um destino turístico coerente com os produtos e serviços oferecidos.

Interno - 1645228 - KERLEI ENIELE SONAGLIO
Externo à Instituição - MARLI DE FATIMA FERRAZ DA SILVA TACCONI - IFRN
Presidente - 1160199 - SERGIO MARQUES JUNIOR
Notícia cadastrada em: 26/02/2014 09:26