PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: BERNARDO MEISTER GEHRKE

DISCENTE: BERNARDO MEISTER GEHRKE
DATA: 20/12/2013
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

DESCOBRINDO NOVOS MERCADOS: recursos histórico-culturais e oportunidades de inovação em turismo para a região do Marco/RN

Turismo. Inovação. Sistemas Regionais. Turismo cultural. Região do Marco.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

Fatos históricos relevantes e herança cultural incalculável, fatores de grande atração para o turismo, têm sofrido grande descaso quando se pensa na totalidade da oferta turística do estado do Rio Grande do Norte, apesar de toda a diversidade e riqueza de recursos endógenos encontrados em suas diferentes regiões. Tendo como referência os fundamentos dos sistemas regionais de inovação (RIS) e nas diretrizes políticas definidas no programa de regionalização implantado pelo governo federal, este estudo se concentrou na análise da denominada "Região do Marco", litoral norte do Polo Costa das Dunas-RN, a fim de indicar de que forma os recursos histórico-culturais podem fundamentar inovação no turismo na região, aqui representada pelos municípios de Pedra Grande e São Miguel do Gostoso. A pesquisa tem caráter descritivo, utilizando métodos qualitativos de levantamento e análise de informações, configurando-se, ainda, como um estudo de caso. Os dados foram levantados a partir de pesquisa bibliográfica, documental, entrevista semiestruturada e, principalmente, pela observação participante. Os resultados mostram uma grande diversidade de recursos culturais na região, tanto materiais como imateriais, que contudo se encontram desarticulados, e precisam ser trabalhados para que possam ser incluídos na cadeia produtiva do turismo. A principal oportunidade de inovação diz respeito à volta do Marco à região, com a construção de um memorial. Pela relevância do monumento e pela evidenciação da região, concluímos que a volta do Marco ao seu local de origem, em articulação com os demais recursos culturais, poderá atrair um fluxo de turistas culturais, caracterizando-se assim, como sugere a teoria, como inovação de mercado ou nicho, em um região dominada pelo turismo de sol e mar e de esportes à vela.

Presidente - 1420650 - ROSANA MARA MAZARO
Interno - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO