PPGTUR/CCSA PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TURISMO CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS Telefone/Ramal: (84) 99193-6458 https://posgraduacao.ufrn.br/ppgtur

Banca de DEFESA: CRISTIANE SOARES CARDOSO

DISCENTE: CRISTIANE SOARES CARDOSO
DATA: 26/08/2013
LOCAL: Sala de multimeios NEPSA

Geoparque Seridó: Valores Turísticos e Gestão

Geodiversidade. Geosonservação. Geoturismo. Geoparques.Gestão.

GRANDE ÁREA: Ciências Sociais Aplicadas
ÁREA: Turismo

O reconhecimento da geodiversidade na interferência de ecossistemas e habitat resultou na sua discussão e estudo, surgindo assim ações para a sua proteção através da geoconservação. Assim, medidas geoconservacionistas foram desenvolvidas e dentre elas encontra-se o geoturismo. Este novo segmento do turismo promove a proteção e conservação do patrimônio geológico, sua interpretação e valorização e os geoparques são espaços onde são valorizadas atrações turísticas locais com ênfase nos aspectos geológicos. O estudo voltado para o Geoparque Seridó tem como objetivo geral avaliar os valores Turísticos e a viabilidade da implantação do Geoparque Seridó, seguido dos seguintes objetivos específicos, quantificar os valores turísticos e de uso/gestão dos geossitios do geoparque seridó; Validar os parâmetros turísticos e de uso/gestão do modelo de quantificação do patrimônio geológico proposto por Pereira 2010; Avaliar modelos de gestão de geoparques nacionais e internacionais; Sugerir um modelo de gestão mais adequado para o Geoparque Seridó.  Quanto sua abordagem a pesquisa caracteriza-se de cunho qualitativo por meio de um estudo de caso e quantitativo por fazer uso da metodologia de quantificação dos geossitios. Portanto, a pesquisa apontou dez geossitios acima da média para categoria de valor intrínseco, quinze geossitios para categoria de valor científico, dez geossitios para a categoria de valor turístico e quinze para categoria de uso/gestão. Quanto aos seus usos, quatorze geossitios apresentaram valores acima da média para a categoria de uso científico, onze geossitios para categoria de valor de uso turístico, doze geossitios para categoria de valor de conservação e onze geossitios expressaram valores acima da média para categoria Ranking de Relevância com 2 geossitios de relevância internacional e nove de relevância internacional. Entre os planos de gestão avaliados o do Geoparque Arouca mostrou-se o mais completo por atrelar ferramentas da administração e aspectos geológicos.  Com base nos resultados recomenda-se a estrutura organizacional matricial equilibrada para o Geoparque Seridó com uma gestão estrutura em um comitê gestor, diretoria executiva, área administrativa, jurídica, onde a diretoria executiva constituirá frentes de trabalho nas áreas de marketing e comunicação, turismo, científica e cultura e comunidade.  Desse modo Geoparque Seridó apresentou geossitios com valores turísticos acima da média obtida com a pesquisa e de relevância internacional e nacional, o que comprovou a viabilidade da implantação do geoparque.

Presidente - 1298904 - CARLOS ALBERTO FREIRE MEDEIROS
Interno - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO