Banca de DEFESA: RAFAELA MARIA DE FRANÇA BEZERRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: RAFAELA MARIA DE FRANÇA BEZERRA
DATA: 01/03/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves, CB
TÍTULO:

CONSERVAÇÃO DE ESPÉCIES NATIVAS EM UM ASSENTAMENTO RURAL DO MUNICÍPIO DE APODI-RN: impactos socioambientais e econômicos e o uso da Biotecnologia como uma alternativa promissora.


PALAVRAS-CHAVES:

Manejo Agroecológico da Caatinga, micropropagação, Mimosa caesalpiniifolia.


PÁGINAS: 100
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Ciências Ambientais
RESUMO:

A Caatinga é o ecossistema predominante do nordeste brasileiro e apesar das particularidades edafoclimáticas da região onde está inserida, destaca-se pela relativa riqueza biológica e endemismos, no entanto, pouca atenção tem sido dada a sua conservação. O Manejo Agroecológico da Caatinga tem sido indicado como uma eficiente técnica de conservação de espécies nativas desse bioma, pois assegura a utilização dos recursos florestais de forma sustentável, permitindo a sua recuperação. O assentamento Moaci Lucena foi um dos pioneiros do RN na implantação de uma Unidade de Manejo da Caatinga, o que gerou impactos de ordem social, ambiental e econômica. Conhecer a percepção desses impactos pelos agricultores constitui-se como um dos objetivos desse trabalho. Mediante a utilização de entrevistas semiestruturadas verificou-se que essa técnica, de acordo com a percepção dos agricultores, permitiu a conservação das espécies nativas no Assentamento e repercutiu diretamente na melhoria na qualidade de vida das famílias do assentamento. A Biotecnologia Vegetal, é considerada uma alternativa promissora à reposição de espécies vegetais em áreas onde essas encontram-se com baixa densidade ou extintas. Essa técnica foi utilizada nesse trabalho objetivando verificar a influência de distintos substratos, bem como de reguladores de crescimento, na germinação e indução de brotações in vitro de Mimosa caesalpiniifolia Benth.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON
Presidente - 350231 - MAGDI AHMED IBRAHIM ALOUFA
Externo à Instituição - MARLUCIA CRUZ DE SANTANA - UFS
Notícia cadastrada em: 29/01/2013 10:52
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao