Banca de DEFESA: MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS

DISCENTE: MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
DATA: 07/02/2012
LOCAL: Anfiteatro dos Répteis, Centro de Biociências, UFRN

Protozoários de vida livre em ambientes aquáticos do RN: ocorrência, caracterização e importância para a educação básica

protozoários de vida livre, protozooplâncton, semiárido, concepções, concepções alternativas,  divulgação científica e educação ambiental

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A água é considerada um bem imprescindível à vida, além de ser um fator condicionante do desenvolvimento econômico e do bem-estar social, representado tanto pela quantidade disponível, como pela qualidade. No semiárido nordestino, as secas que ocorrem de forma periódica aliada a atividades antrópicas, agravam a situação da conservação dos recursos hídricos nessa localidade. Para amenizar essa condição é comum a construção de reservatórios artificiais, como açudes e barragens. Assim como nos ambientes aquáticos naturais, estes reservatórios são locais propícios para a proliferação, crescimento e desenvolvimento de diversas comunidades biológicas, seja de animais, vegetais e de microrganismos. As pesquisas sobre a composição e ecologia dessas comunidades, sobretudo as microbianas, ainda são restritas. Um dos grupos menos estudados nesses ambientes são os protozoários de vida livre, que ao longo do tempo foram negligenciados e depois de descobertas sobre suas variadas funções no ecossistema aquático começam a receber mais atenção por parte dos estudiosos. Eles são, em termos quantitativos, os mais importantes consumidores de microrganismos (principalmente algas e bactérias) nos ambientes aquáticos, e, por isso controlam a abundância destes. Eles influenciam, portanto, a estrutura da cadeia alimentar aquática em termos de composição de espécies, abundância, biomassa e biodiversidade.  Apesar do reconhecimento da importância dos protozoários no balanço final das transferências tróficas em ambientes aquáticos, existem poucos dados e, de um modo geral, são, ainda, precários os conhecimentos sobre eles. Tendo em vista a importância dos protozoários em ambientes aquáticos e a escassez de pesquisas relacionadas a este grupo, sobretudo no Estado do Rio Grande do Norte, o presente estudo teve ­­­­como objetivo identificar os gêneros e espécies de protozoários de vida livre que estão presentes na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, bem como relacionar a ocorrência e a dinâmica destes com as condições tróficas do ambiente no qual estão inseridos, com o intuito de corroborar a hipótese de que as espécies que estão nesses ambientes podem servir para indicar a qualidade da água. Registrou-se a presença de 65 táxons de protozoários de vida livre, dos quais 29 foram identificados em nível de espécie. Observou-se uma similaridade espacial na composição taxonômica dos protozoários, sugerindo-se uma possível regulação desse tipo de comunidade por outras variáveis limnológicas diferentes daquelas estudadas nesse trabalho (clorofila-a, pH, temperatura). Ainda objetivou-se analisar as concepções de professores e alunos, das cidades próximas da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, sobre as temáticas relativas à qualidade de água e do papel dos protozoários. Para isso, foi aplicado questionários com professores e alunos de escolas estaduais de São Rafael e Itajá. Concluiu-se que os professores e alunos reconhecem as múltiplas funcionalidades da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, apesar de desconhecerem aspectos importantes da dinâmica e ecologia desse ambiente. As concepções de professores e alunos se igualaram em vários momentos, principalmente no tocante às doenças de veiculação hídrica. Na tentativa de identificar possíveis concepções alternativas sobre o conhecimento dos protozoários, partindo da hipótese que esses organismos têm seu papel ecológico negligenciado, e são vistos como, somente, transmissores de doenças, foi feito um estudo com professores e alunos, seguindo determinada metodologia que permitiu analisar de forma clara e precisa os resultados. Ficou claro que o conhecimento sobre os protozoários de vida livre é, ainda, bastante limitado. As concepções alternativas que foram evidenciadas mostram uma relação direta de protozoários e doenças. A partir dos dados obtidos por todos esses estudos, planejou-se uma série de atividades de divulgação científica, educação ambiental e educação em saúde nas escolas próximas aos ambientes de estudo com o intuito de promover uma transposição didática do conhecimento acumulado sobre esses organismos, favorecendo a formação continuada de professores e o incremento de informações à comunidade local por meio do conhecimento da biodiversidade e ecologia desses organismos. Além disso, os resultados encontrados neste estudo e as reflexões feitas sobre ele levaram a que se propusesse a elaboração de um livro paradidático com ênfase sobre o grupo dos protozoários de vida livre para uso junto às populações de escolas públicas da região semiárida onde foi desenvolvido o trabalho.

Interno - 1279472 - ELIANE MARINHO SORIANO
Externo à Instituição - ENEIDA MARIA ESKINAZI SANT ANNA - UFOP