Banca de QUALIFICAÇÃO: CLARICE SALES MORAES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLARICE SALES MORAES DE SOUZA
DATA: 23/08/2011
HORA: 09:00
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências
TÍTULO:

ESTRATÉGIAS DE CONSERVAÇÃO DA ESPÉCIE Mimosa caesalpiniifolia Benth. ATRAVÉS DA BIOTECNOLOGIA VEGETAL E PERCEPÇÃO AMBIENTAL EM COMUNIDADES RURAIS NO MUNICÍPIO DE MACAÍBA(RN)


PALAVRAS-CHAVES:

Planta nativa, Bioma Caatinga, Etnoconservação, sementes.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A Caatinga é o mais importante tipo de vegetação do semiárido do Nordeste Brasileiro e encontra-se, em diferentes estágios de sucessão secundária, dominada por espécies herbáceas anuais e espécies lenhosas arbustivas. Este bioma possui um patrimônio biológico bastante diversificado, com ocorrência de espécies endêmicas e uma riqueza inestimável de espécies vegetais, sendo este o único bioma exclusivamente brasileiro. O estudo e a conservação da diversidade biológica da Caatinga é um dos maiores desafios da ciência brasileira. Dentre as estratégias para conservação de espécies, podemos citar a “conservação ex situ”, na qual a conservação dos recursos genéticos pode ser realizada fora do ambiente de ocorrência natural das espécies e “conservação in situ”, ou seja, nos locais de ocorrência das espécies. A espécie sabiá pertence ao Bioma Caatinga, encontrada no estado do RN e historicamente, a região Nordeste apresenta dependência socioeconômica na demanda de recursos florestais e 90% de toda a demanda é abastecida pela vegetação nativa, explorada sem regime de manejo sustentado. Sendo assim, a única maneira de conhecer realmente as visões de populações rurais que lidam diretamente com a exploração destes recursos florestais é a partir do ponto de vista das pessoas que usam e/ou conservam, ou seja, utilizando a percepção ambiental como forma de conservação “in situ”. Estando a espécie vulnerável a extinção, se faz necessário um suporte de técnicas que facilite a propagação de plantas para conservação “in vitro”. Este trabalho tem como objetivo a busca de estratégias para conservação de Mimosa caesalpiniifolia B. (sabiá) utilizando instrumentos de percepção ambiental e biotecnologia vegetal. O capitulo inicial contempla a biotecnologia vegetal, com o uso de tecnologia de sementes visando métodos eficazes de quebra de dormência das sementes de Sabiá, em que estas foram relatadas pela comunidade rural, que possuem dificuldade em germinar perdendo-se assim as sementes em campo.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Interno - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHISTON
Interno - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO
Notícia cadastrada em: 03/08/2011 10:10
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao