Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA VITORIA ELIDA DO NASCIMENTO - (Retificação)

DISCENTE: MARIA VITORIA ELIDA DO NASCIMENTO

DATA: 31/08/2010

LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN

ESTUDO DAS PERCEPÇÕES E ANÁLISE DE AÇÕES EDUCATIVAS RELACIONADAS AO MEIO AMBIENTE EM ESCOLAS DE UMA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE - BRASIL

Percepção ambiental; Conservação; Biodiversidade; Ações educativas.

GRANDE ÁREA: Outra

ÁREA: Multidisciplinar

A complexa relação do homem com o meio culmina em processos constantes de degradação. O conhecimento da percepção ambiental pode ser utilizado como ferramenta de conservação da biodiversidade. Diante deste contexto, este trabalho teve como principais objetivos caracterizar as percepções ambientais de alunos e professores de duas escolas situadas em uma Área de Proteção Ambiental do Rio Grande do Norte, bem como realizar uma análise das ações educativas realizadas nesta unidade de conservação relacionadas à biodiversidade. A metodologia utilizada baseou-se na aplicação de questionários e mapas mentais aos alunos, e questionários e modelo de preferências paisagísticas para professores. A análise dos dados foi realizada através da prática de análise de conteúdo. Os resultados obtidos mostram a necessidade de uma maior intervenção junto aos alunos e professores, com ações educativas mais voltadas a conservação da biodiversidade. a fim de melhorar a relação dos mesmos com a unidade onde estão inseridos.

Interno - 350500 - MARIA DE FATIMA FREIRE DE MELO XIMENES
Interno - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL