Banca de QUALIFICAÇÃO: CAMYLLA DA SILVA DANTAS

DISCENTE : CAMYLLA DA SILVA DANTAS
DATA : 25/08/2023
LOCAL: A definir

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS PRESTADOS PELA VEGETAÇÃO DE CAATINGA NO MUNICÍPIO DE ACARI/RN

Caatinga; Semiárido; Serviços ecossistêmicos; Uso e ocupação do solo.

As áreas naturais nas últimas décadas têm sofrido alterações significativas por meio do processo de ocupação e exploração humana, alterando as áreas físico-naturais e socioculturais, cujo aspectos físicos e biológicos da paisagem propiciam biodiversidade e estimado patrimônio geológico. Em relação a Caatinga, este ecossistema propicia fisionomias e formações vegetais heterogêneas nas mais diferentes paisagens, onde, se destacam os ambientes serranos, com concentração de ambientes mais desenvolvidos e conservados. No entanto, apesar da diversidade biológica deste bioma, o mesmo vem sofrendo impactos significativos pelas ações antrópicas, resultando na perda de paisagem. Neste contexto se insere o município de Acari, interior do Rio Grande do Norte, em meio aos sertões semiáridos e relevos residuais cuja cobertura vegetal, uso do solo e serviços ecossistêmicos são pouco estudados. Posto isso, o principal objetivo é avaliar como as formas de uso e cobertura da terra influenciam na prestação de serviços ecossistêmicos no município de Acari/RN. Para isso, foram realizados mapeamentos de uso do solo correspondente aos anos de 1987 e 2022, por meio das imagens do satélite LANSAT 5 e 8, disponibilizadas pelo United StatesGeologicalSurvey (USGS) e processadas através do software livre QGIS v. 3.22. Em segundo momento, será realizado a identificação e avaliação dos serviços ecossistêmicos prestado pela cobertura vegetal, através de uma Checklist para a identificação in situ. Nos resultados preliminares, observa-se valores irrelevantes quanto ao tamanho das classes, contudo, houve uma expressiva fragmentação da paisagem através das áreas de pastagem em todo território. Neste sentido, realizou-se um levantamento florístico das espécies vegetais que compõem as classes da cobertura vegetal: Caatinga Antropizada, que se mostrou rica em espécies vegetais, e Caatinga Conservada, com maior riqueza biológica identificada nas áreas serranas, inclusive com espécies raras e, em risco de extinção, típicas de áreas úmidas, associadas a microambientes de maior umidade proporcionados por feições geomorfológicas. Portanto, dada a importância da cobertura vegetal na fisionomia e dinâmica da paisagem, onde as ações antrópicas,analisadas através do uso e ocupação da terra que interferem na manutenção dos serviços ecossistêmicos, esta pesquisa tem como finalidade propiciar melhor desenvolvimento do manejo e planejamento ambiental do bioma Caatinga, a favor da manutenção dos serviços ecossistêmicos e controle da degradação ambiental.

Presidente - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - RAMIRO GUSTAVO VALERA CAMACHO - UERN
Interno - 1249023 - SEBASTIAO MILTON PINHEIRO DA SILVA
Notícia cadastrada em: 15/08/2023 07:32