Banca de QUALIFICAÇÃO: ADRIENE ALVES DE SOUZA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ADRIENE ALVES DE SOUZA
DATA : 30/09/2022
HORA: 16:30
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

VALORIZAÇÃO DA CAATINGA: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Ambiental; Educação; Bioma; Percepção; Conscientização


PÁGINAS: 34
RESUMO:

A situação da preservação do meio ambiente, em especial na região Nordeste do Brasil, possui raízes históricas, desde o processo de colonização e seu perfil de economia extrativista, que atrelado às práticas adotadas na agricultura popular refletem na desvalorização da Caatinga. Um dos fatores que colaboram para esta desvalorização, é a cegueira botânica, conceituada como um capacidade reduzida que indivíduo tem sobre o mundo vegetal. Este trabalho tem como questão problema verificar se “O ensino de botânica em uma proposta didática contribui para a conscientização, preservação e valorização da Caatinga?”, que norteia seu objetivo de avaliar as potenciais contribuições de uma ação educativa a respeito do bioma Caatinga para a sensibilização de estudantes sobre a preservação deste. Para alcançar este objetivo, efetuou-se uma pesquisa de abordagem qualitativa, utilizando como procedimento metodológico a pesquisa-ação, que possui possui cunho educacional e permite uma ampla interação entre o pesquisador e os componentes da amostra abordada. Esta foi composta pelos alunos que ingressaram nos semestres letivos 2020.1, 2020.2 e 2021.1, nos cursos subsequentes em Agropecuária e Agroindústria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, do campus de Ouricuri, município pertencente ao Sertão do Araripe Pernambucano, alcançando um total de 88 participantes. Como ferramentas esta pesquisa utilizou de questionários aplicados antes e após a realização de uma intervenção pedagógica, um minicurso de 10 horas de duração, que abordou temas como 1) Conservação e uso da biodiversidade, 2) As espécies nativas e sua relação com os demais organismos; 3) Alternativas tecnológicas para um meio de sobrevivência sustentável; 4) Aumento da capacidade econômica, cultural e social da população e 5) Gestão de recursos água e solo. A aplicação dos questionários e a realização do minicurso foi precedida pela análise favorável do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os dados dos questionários foram tabulados em planilhas eletrônicas e análisados a fim de obter-se a percepção dos estudantes sobre a Caatinga, antes e após a intervenção para verificar-se as possíveis contribuições para esta percepção. Até o momento, processados os questionários pré-intervenção, verificou-se uma predominância de percepção negativa sobre a Caatinga, no entanto observou-se o reconhecimento da escola e de ações de ensino como fonte de conscientização da importância da Caatinga. Já aplicado o minicurso, resta necessário verificar os possíveis efeitos, pela análise dos dados dos questionários pós-intervenção, para compará-los.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON
Interno - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Externa ao Programa - 1219932 - FRANCISCA DE SOUZA MILLER - UFRN
Notícia cadastrada em: 28/09/2022 11:28
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao