Banca de DEFESA: MAYARA MADJA FERNANDES MEDEIROS SANTOS

DISCENTE : MAYARA MADJA FERNANDES MEDEIROS SANTOS
DATA : 07/10/2022
LOCAL: Sala de Reunião, CB, UFRN

EFEITO TOXICOLÓGICO DE DISRUPTORES ENDÓCRINOS: UM ENFOQUE NA RELAÇÃO SAÚDE E AMBIENTE

Poluentes emergentes; desreguladores endócrinos; citotoxicidade; mutagenicidade; percepção de risco ambiental

Os poluentes emergentes compreendem uma classe de substâncias que podem ter origem natural ou antropogênica. Os compostos farmacêuticos estão dentre esse grupo que mais chama atenção, tanto pela quantidade contínua introduzida no meio ambiente, quanto pelo potencial de causar efeitos adversos. Uma das atitudes que contribuem para a crescente degradação ambiental é o uso indiscriminado de medicamentos e seu descarte inadequado, que por sua vez persistem nos efluentes mesmo após os tratamentos recebidos e retornam para as matrizes aquáticas. O público feminino possui uma notável relação com fármacos em virtude de fatores fisiológicos, culturais e sociais. Já é notório que os resíduos de fármacos de origem hormonal causam preocupação devido a sua capacidade de interferir no sistema endócrino dos organismos expostos. Entretanto, poucos estudos investigaram a relação de danos ao material genético dos organismos expostos à tais contaminantes. Logo, o objetivo geral dessa dissertação é avaliar o potencial citotóxico e mutagênico de dois hormônios por meio de ensaios in vitro na linhagem celular HepG2 associado a avaliação de percepção de risco ambiental sobre uso e descarte de medicamentos. Para avaliar o potencial citotóxico foi utilizado o ensaio de viabilidade celular por meio do teste de redução do brometo de [3-(4,5-dimetiltiazol-2il)-2,5-difeniltetrazólio] - MTT; para a avaliação da mutagenicidade, o Ensaio Teste de Micronúcleo com Bloqueio de Citocinese – CBMN e; a percepção de risco ambiental foi investigada mediante aplicação de questionário com estudantes de graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Os resultados mostraram que, mesmo compreendendo as consequências ambientais e sanitárias da fármaco-contaminação, houve insuficiência na implementação prática do conhecimento através de atitudes pró ambientais. Além disso, vieses de formação foram evidenciados segundo a área de conhecimento das estudantes. Os resultados também mostraram que compostos hormonais exógenos presentes em diferentes compartimentos ambientais, principalmente aquáticos, possuem potencial para provocar alterações no material genético de células hepáticas humanas.Sendo assim, o conjunto desta dissertação leva à conclusão que todos esses fatores associados à problemática socioambiental apresentada – uso indiscriminado e descarte incorreto -, podem estar contribuindo para a contaminação e consequentemente para o provável desregulamento do bom funcionamento genético dos organismos expostos.

Externa à Instituição - LUCIANA DE CASTRO MEDEIROS - IFRN
Externa ao Programa - 2085604 - SUSANA MARGARIDA GOMES MOREIRA - nullPresidente - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 27/09/2022 08:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao