Banca de QUALIFICAÇÃO: LISABEL MARIA SOARES

DISCENTE : LISABEL MARIA SOARES
DATA : 30/09/2022
LOCAL: Sala de Reunião, CB, UFRN

Potencial Bioenergético da Jojoba (Simmondsia chinensis): Percepção e Contribuições para a Aprendizagem Contextualizada de Botânica

Biocombustível; Ensino de Ciências; Ensino de Botânica

O ritmo acelerado de extração de recursos naturais, para atender às atuais demandas de consumo da sociedade, tem propiciado um processo cada vez mais acentuado de degradação ambiental. Na busca de matrizes energéticas mais limpas, estudos sobre a utilização de biomassa vegetal, como fonte de energia primária e renovável, se fazem necessários. Dentro deste contexto, as plantas se constituem como elemento central para a investigação e discussão de questões sociais, econômicas e ambientais que, recorrentemente, estão em pauta na sociedade. Considerando o ensino de Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas escolas, onde os conteúdos de botânica são abordados nas disciplinas de ciências e biologia, observa-se que estes normalmente são considerados desinteressantes na perspectiva dos alunos. Com o intuito de contribuir com o ensino profissional contextualizado e auxiliar na superação de barreiras relacionadas à desmotivação dos alunos para a aprendizagem de Botânica, o capítulo 1 relata um estudo realizado com alunos de uma turma concluinte do Curso Técnico em Biocombustíveis do IFRN - campus Apodi, cujo currículo prevê uma formação pautada no entendimento amplo sobre a diversificação e aplicação das fontes renováveis de energia. Por meio da aplicação de um questionário semiestruturado, 33 alunos foram inicialmente investigados e parte deles participou efetivamente da oficina elaborada, na qual a espécie Simmondsiachinensis (jojoba) foi escolhida para se trabalhar conceitos relacionados ao Ensino de Botânica. As atividades práticas integrativas, realizadas durante a oficina, se mostraram eficazes para estimular o interesse dos participantes pela Botânica, mediante a utilização de material vegetal proveniente da jojoba, e foram exitosas para auxiliar os alunos na construção de novos conhecimentos relacionados à jojoba, uma espécie que, até então, era desconhecida pelos alunos como um exemplo de fonte alternativa para a produção de biocombustíveis.

Interno - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Externa ao Programa - 2420099 - IVANISE CORTEZ DE SOUSA GUIMARAES - nullPresidente - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON
Notícia cadastrada em: 30/08/2022 10:40