Banca de QUALIFICAÇÃO: FABIANA BORGES DE OLIVEIRA

DISCENTE : FABIANA BORGES DE OLIVEIRA
DATA : 29/03/2022

UTILIZAÇÃO DOS RESÍDUOS DO BENEFICIAMENTO DO CAMARÃO CINZA (Litopenaeus vannamei): UMA PERSPECTIVA CULINÁRIA E AMBIENTAL

Percepção ambiental. Resíduos de camarão. Resíduos da carcinicultura. Composição centesimal. Análise sensorial.

Estudos apontam a farinha de resíduos de camarão como uma alternativa viável para amenizar o impacto ambiental de descarte inadequado dos rejeitos do processamento desse crustáceo. A destinação final desse subproduto é um gargalo para a indústria que processa camarão. Esta pesquisa subdivide-se em duas partes onde na primeira teve o objetivo de(a) realizar um diagnóstico socioambiental no Distrito de Pajuçara, município de São Gonçalo do Amarante, RN, por meio da avaliação da Percepção Ambiental dessa população com visitas in loco e aplicação de questionários semiestruturados. Questões socioeconômicas e socioambientais relacionadas ao descarte de refugos pós filetagem foram o foco das questões direcionadas aos moradores dessa localidade. A análise dos dados foi empreendida com a avaliação descritiva (REIS, 2008) focando-se nos valores absolutos levantados para interpretar as respostas. A análise estatística da amostra dos questionários preenchidos é não probabilística e sim por conveniência, ou seja, ela retrata a realidade de parte do Distrito, aquela envolvida na atividade de filetagem. Assim, a análise retrata de forma descritiva as informações dos questionários respondidos. Os resultados coletados e analisados sobre a percepção das questões ambientais do distrito indicam que 70% dos respondentes reconhecem que existe o problema ambiental do descarte dos rejeitos da atividade de filetagem de camarão no estuário do rio Potengi. Podemos constatar também que 75% acreditam ser possível elaborar alimentos nutritivos e saborosos a partir de resíduos da filetagem, enquanto apenas 35% conhecem alguma técnica para aproveitamento do cefalotórax. Para a segunda etapa da dissertação os objetivos são (b) transformar resíduos (cefalotórax) de camarão em uma a farinha a ser utilizada na receita de umbiscoito sabor camarão e elaboração de receita técnica; c) realizar a avaliação centesimal da farinha de camarão e do biscoito elaborado; d) avaliar sensorialmente a aceitação e intenção de compra do biscoito sabor camarão em comparação com um outro biscoito padrão. O objetivo bjá foi realizado enquanto os c e d serão realizados com estudantes do curso de nutrição da UFRN em abril de 2022. Tanto a farinha quanto o biscoito foram elaborados no Laboratório de Processamento de Pescados localizado na Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica Especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EAJ/UFRN). As análises centesimais foram realizadas no Laboratório de Nutrição Animal(EAJ/UFRN) e as análises sensoriais e de intenção de compra serão realizadas no laboratório de Nutrição também localizado na UFRN. Nessa segunda parte da pesquisa a comunidade de Pajuçara não participa, pois receberá a receita da farinha e do biscoito, bem como a os resultados das análises sobre a composição da farinha, já prontas. As receitas foramconstruídas com base em preparações referenciadas na literatura, mas com a inovação de elaborar um alimento apenas processado em vez de ultraprocessado. Para esta etapa da pesquise (artigo 2) a metodologia empregada para tratamento dos dados será qualitativa e quantitativa, embasada em questionários semiestruturados que serão respondidos pelos provadores não treinados (estudantes do curso de nutrição da UFRN) para avaliação sensorial do biscoito sabor camarão elaborado com um percentual de farinha.de camarão. As análises bromatológicas ou análise centesimal refere-se à determinação da composição de cada componente químico de um alimento. No caso do biscoito elaborado o maior foco foi a determinação do teor de proteínas, gorduras, umidade, cinzas e carboidratos. Os métodos adotados para a execução das análises seguiram, principalmente, as metodologias oficiais do Instituto Adolfo Lutz (IAL, 2008).

Presidente - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Externo à Instituição - RAIMUNDO BERNADINO FILHO