Banca de DEFESA: FELIX DAVID RIVERA MADROÑERO

DISCENTE : FELIX DAVID RIVERA MADROÑERO
DATA : 21/02/2022

POTENCIAL RISCO À POLUIÇÃO ANTROPOGÊNICA NO SISTEMA AQUÍFERO DUNAS/BARREIRAS DA REGIÃO METROPOLITANA DE NATAL

Geoprocessamento; Álgebra de Mapas; Vulnerabilidade Intrínseca; Carga Poluente

Na Região Metropolitana de Natal, o potencial hídrico subterrâneo é constituído pelo sistema aquífero Dunas-Barreiras, que possui grandes reservas de água subterrânea, capaz de abastecer à população nos usos doméstico, agrícola, pecuário, industrial, entre outros. Este sistema vem sendo contaminado por processo de urbanização. Na nos esforços para reduzir efetivamente a contaminação das águas subterrâneas, a avaliação do risco dos aquíferos constitui um dos pilares importantes na gestão do recurso hídrico subterrâneo em uma região. O presente estudo teve como objetivo avaliar o potencial risco antropogênico no sistema aquífero Dunas-Barreiras da Região Metropolitana de Natal. Nesta pesquisa foi utilizado o método de sobreposição de camadas de informação com um mapa de vulnerabilidade do aquífero à contaminação antrópica, desenvolvido com o método GODS, com o mapa das cargas poluentes ao subsolo das atividades desenvolvidas na Região Metropolitana de Natal, feito por meio do método POSH finalmente gerando o mapa do potencial risco de contaminação das águas subterrâneas. Isto por meio de sistemas de informação geográficos e do método de álgebra de mapas. A configuração do mapa mostra que 7% da área total da RMN está a um nível extremo, 24% a um nível elevado, 25% a um nível moderado, 24% a um nível baixo e 20% a um nível muito baixo. É evidente que há uma predominância de cargas elevadas e extremas ao longo da zona costeira da região. A pesquisa contribuiu para evidenciar como as características intrínsecas no aquífero podem permitir o transporte de poluentes até o lençol freático em algumas áreas, gerando um risco extremo de contaminação das águas subterrâneas. Isto ajuda na estruturação de um diagnostico inicial para melhorar o planejamento estratégico de ordenamento territorial sustentável, neste caso, com ênfase na proteção dos aquíferos.

Interna - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Externo à Instituição - FRANKLIN ROBERTO DA COSTA - UERN