Banca de QUALIFICAÇÃO: JADNA NAYARA DE SOUZA BEZERRA

DISCENTE : JADNA NAYARA DE SOUZA BEZERRA
DATA : 15/02/2022

Avaliação do desempenho da macroalga Gracilaria domingensis sob diferentes fontes de nutrientes dentro de um contexto nutricional

cultivo; pulso de nutriente; biomassa; crescimento.

As macroalgas são importantes recursos naturais dos oceanos. Além da sua importância como alimento in natura, elas também são usadas na produção de ração animal, fertilizantes e fonte de hidrocolóides e bioativos. Muitas algas possuem a capacidade de usar o excesso de nutrientes como fertilizante para o seu crescimento. Por causa desta habilidade, o uso de pulsos de nutrientes no cultivo de macroalgas pode ser uma técnica bastante vantajosa. Este estudo teve como objetivo, investigar o desempenho (biomassa, taxas de crescimento e composição nutricional) da macroalga vermelha Gracilaria domingensis, cultivada sobre pulsos semanais de nutrientes em diferentes proporções de nitrogênio e fósforo. Para esse estudo, as algas foram expostas a três tratamentos usando pulsos de nitrogênio e fósforo (N:P), nas proporções de 10:1 (T1), 20:2 (T2) e 50:5 (T3). Em todos os tratamentos, os valores de biomassa apresentaram um aumento significativo durante o período experimental (p < 0,001). Quando comparado o desempenho da alga entre os tratamentos, pode-se constatar que os valores mais elevados foram registrados quando ela esteve submetida às concentrações mais baixas (10:1) de pulso, em especial nas últimas semanas de cultivo. As TCRs obtidas para Gracilaria domingensis, cultivada nos tratamentos T1 e T2 foram as que indicaram padrões mais constantes de crescimento ao longo do experimento (p>0,05), sendo consideradas as médias gerais mais elevadas (T1 - 1,16 ± 0,04 %.d-1 ; e T2 - 1,15 ± 0,07 %.d-1 ). Para o grupo controle, houve redução significativa desses valores ao decorrer do cultivo. Combinado os resultados de biomassa aos de TCR, o sucesso demostrado pelo tratamento T1, sugere que a aplicação dos pulsos de N:P, nas proporções mais baixas, seja o tratamento mais adequado para o cultivo da alga G. domingensis. Entretanto, para comprovar a eficiência dessa macroalga como recurso na alimentação humana e, dessa forma, atingir os objetivos propostos nesta pesquisa, será necessário avaliar se houve uma melhora na composição nutricional das algas submetidas aos diferentes pulsos de nutrientes (em análise).

Presidente - 1279472 - ELIANE MARINHO SORIANO
Interno - 1149351 - JORGE EDUARDO LINS OLIVEIRA