Banca de DEFESA: THATIANE BRITO DA SILVA MEDEIROS

DISCENTE : THATIANE BRITO DA SILVA MEDEIROS
DATA : 31/08/2020
LOCAL: Google Meet

A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE RECURSOS PESQUEIROS E NA FORMAÇÃO TÉCNICA EM ALIMENTOS

Práticas Sustentáveis; Recursos Pesqueiros; Desenvolvimento Sustentável.

A racionalidade do pensamento moderno, com os atuais padrões de desenvolvimento baseado na cultura ocidental e com a globalização econômica dos tempos vigentes, tem provocado a ruptura da dualidade homem-natureza, levando a desumanização da natureza e a desnaturalização do homem. É importante considerar a urgente necessidade de uma mudança de paradigma no que se refere ao âmbito ecológico, social e econômico. Partindo   dessa visão, surge uma maior consciência das responsabilidades do sujeito sobre o ambiente. A presente pesquisa propôs-se no primeiro capítulo fazer um levantamento das práticas sustentáveis aplicadas aos segmentos da atividade pesqueira, bem como analisou as alternativas existentes que favorecessem o desenvolvimento sustentável do setor, apresentando como sugestões para os problemas que afetam a atividade, integrando benefícios ecológicos, econômicos e sociais. O segundo capítulo teve como finalidade discutir a formação dos alunos no Curso Técnico Integrado em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferrose as propostas curriculares direcionadas à temática da sustentabilidade, bem como sua transversalidade no contexto prático de formação do curso; também buscou identificar o interesse dos alunos com a temática da sustentabilidade. Também teve como finalidade analisar como se dá a percepção ambiental dos alunos e discutir a temática ambiental pela visão dos estudantes do Curso. O estudo teve como metodologia para o primeiro capítulo um levantamento com investigação em base de dados bibliográficas, a análise investigativa, diz respeito à temática das práticas sustentáveis no setor pesqueiro. Para realizar este estudo formulou-se a seguinte pergunta investigativa: Quais estudos da literatura científica apresentam as práticas de sustentabilidade ambiental na área de recursos pesqueiros? Para o segundo capítulo foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva através da pesquisa de campo com alunos do Curso Técnico Integrado em alimentos do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Pau dos Ferros. A pesquisa foi realizada com abordagem quantitativa-qualitativa. Quanto ao método de coleta de dados da pesquisa, se deu por meio de pesquisa bibliográfica, documental e questionário. Para o primeiro capítulo, foram analisadas as literaturas de livre acesso que se encontraram disponíveis na íntegra, nas áreas das ciências ambientais e áreas afins, nas três bases adotadas: CAPES, SciELO, Redalyc. A busca ocorreu empregando os termos “Práticas Sustentáveis + Pesca”, “Práticas Sustentáveis + Aquicultura” e “Práticas Sustentáveis + Recursos Pesqueiros”. Foram escolhidas apenas as 12 literaturas mais relevantes na abordagem da temática e que atenderam aos critérios de inclusão deste levantamento. Mediante o levantamento bibliográfico, foi possível identificar três principais categorias de trabalho desenvolvidas nos períodos entre 2008 e 2019, sendo a primeira Educação ambiental, segunda Gestão de recursos naturais, e terceira e última Indústria e práticas sustentáveis. Depreende-se que os estudos acerca das práticas de sustentabilidade direcionadas ao setor pesqueiro ainda são bastante tímidos, com produção muito exígua, quando comparada com a mesma temática para outras áreas. As iniciativas relacionadas à sustentabilidade ambiental abordadas nos trabalhos analisados, são muito relevantes para o setor pesqueiro, tendo em vista que o setor enfrenta grandes dificuldades na área ambiental. Quanto às medidas de gestão, se faz necessário que a gestão pesqueira seja construída com base em conhecimento cientifico e tecnológico, dessa forma é necessário o incentivo de pesquisas sobre a área, com fim de melhorias das informações o que pode contribuir significativamente nas tomadas de decisões políticas no que diz respeito à garantia da sustentabilidade pesqueira e ambiental e na proteção da biodiversidade aquática e dos recursos hídricos. Como resultados para o segundo capítulo observou-se que algumas disciplinas tiveram abordagens diretas e indiretas sobre a temática da sustentabilidade ambiental em especial sobre os aspectos relacionados a questão ambiental. Através do questionário foi possível fazer o levantamento da percepção ambiental dos alunos do curso técnico integrado em alimentos. Observou-se também que a percepção ambiental dos alunos acerca dos problemas ambientais é uma percepção do meio ambiente visto mais como recurso do que como natureza ou meio natural, mas que necessita ser gerenciado. Porém, embora a percepção ambiental esteja voltada para esta visão de sustentabilidade para o alcance do desenvolvimento sustentável, também faz-se necessário a compreensão que essa visão não pode estar dissociada da concepção do ambiente visto pela perspectiva da coletividade, do bem comum, onde o meio ambiente deve ser visto como parte integrante da coletividade humana, do meio social o qual somos indivíduos únicos com ações individualistas, mas também somos parte do coletivo.

Presidente - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Interna - 011.847.484-70 - MARCELLA ARAÚJO DO AMARAL CARNEIRO - UFRN
Externa à Instituição - LUCIA MARIA DE ALMEIDA - UNIFACEX
Notícia cadastrada em: 31/08/2020 11:05