Banca de DEFESA: CLÁUDIA PATRÍCIA ARAÚJO E SILVA

DISCENTE : CLÁUDIA PATRÍCIA ARAÚJO E SILVA
DATA : 07/02/2020
LOCAL: Auditório do CCET, CCET, UFRN

CONTEÚDOS DE GEOCIÊNCIAS EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS E GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL I: PROPOSTA DE ABORDAGEM A PARTIR DO CONTEXTO LOCAL PARA O MUNICÍPIO DE NATAL/RN

Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular, quantificação de conteúdo, paisagem, dunas.

Mesmo não sendo a geologia uma disciplina obrigatória no currículo da Educação Básica brasileira, os conteúdos de geociências encontram-se distribuídos nas disciplinas existentes, principalmente em Ciências e Geografia. As pesquisas que se destinam a estudar os conteúdos de geociências na Educação Básica brasileira abarcam, principalmente, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Porém, estudos apontam que mesmo no Ensino Fundamental I estes conteúdos estão presentes, embora muitas vezes não sejam reconhecidos como geocientíficos, o que favorece a utilização de informações superficiais e desvinculadas do cotidiano dos alunos. Publicada em 2017, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o documento normativo da Educação Básica brasileira mais recente. Sua função é nortear as aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Tanto a BNCC, como os documentos legais que a antecedem, estabelecem que os conteúdos devam ser complementados, em escala local e regional, de modo a contemplar as diversidades e particularidades do universo dos educandos. O objeto de estudo desta pesquisa foram os livros didáticos das disciplinas de Ciências e Geografia adotados no Ensino Fundamental I pelas escolas da rede municipal de ensino de Natal, para o quadriênio 2019-2022. O objetivo é identificar, quantificar e elucidar os conteúdos de Geociências presentes neste ciclo do ensino e propor um tema a partir do qual seja possível estudar as geociências de maneira integrada, considerando-se o contexto local. Para quantificação destes conteúdos, descreve-se uma metodologia de contagem utilizando-se incrementos de ¼ de página. A quantificação dos conteúdos foi feita considerando-se as Unidades Temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, bem como os espaços destinados ao Livro do Aluno e às Orientações didáticas no Manual do Professor. Os resultados obtidos mostram que os conteúdos de geociências estão presentes principalmente na disciplina de ciências; 18,13% dos conteúdos do livro didático de ciências foram identificados como conteúdo de geociências, sendo os estudos relacionados ao universo os mais representativos deles. A disciplina de geografia apresentou um total de 14,75% abarcando, sobretudo, o estudo da paisagem natural. A análise conjunta das disciplinas de ciências e geografia mostra que 16,44% dos conteúdos abordados nelas são de geociências. De modo geral, é a partir do 3º ano que os conteúdos de geociências são mais expressivos, sendo que em ciências estes concentram-se, principalmente, no livro do 3º ano e, em geografia, no livro do 4º. O esforço de propor um tema central para o estudo das geociências a partir do contexto local da cidade de Natal/RN culminou na sugestão da paisagem, uma das categorias emergentes da disciplina de geografia, como possível de articulação com os demais conteúdos geocientíficos. No contexto da cidade litorânea de Natal, indica-se o estudo da paisagem dunar como possibilidade integradora de conteúdos de geociências.

Interna - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externa à Instituição - MARIA JOSE NASCIMENTO SOARES - UFS