Banca de QUALIFICAÇÃO: THATIANE BRITO DA SILVA MEDEIROS

DATA : 06/12/2019
LOCAL: Sala de Reunião, Centro de Biociências, UFRN

A TEMÁTICA DA SUSTENTABILIDADE NA ÁREA DE RECURSOS PESQUEIROS

Práticas sustentáveis; Recursos pesqueiros; Sustentabilidade ambiental; pesca; aquicultura.

A imprevisibilidade do futuro e a velocidade com que as mudanças estão ocorrendo são fatores que podem ser amplamente relacionados com a racionalidade do pensamento moderno, com os atuais padrões de desenvolvimento baseado na cultura ocidental e com a globalização econômica dos tempos vigentes. Perante o exposto, um dos principais desafios que a comunidade mundial enfrenta na busca da substituição dos padrões de desenvolvimento insustentável por um desenvolvimento ambientalmente saudável e sustentável é a necessidade de estimular o sentimento de que se persegue um objetivo comum em nome de todos os setores da sociedade. Para tal o presente trabalho propõe-se a identificar e analisar as práticas sustentáveis aplicadas aos segmentos da atividade pesqueira (pesca e aquicultura), e busca conhecer as práticas de sustentabilidade que são concebidas e desenvolvidas junto aos alunos no Curso Técnico Integrado em Recursos Pesqueiros do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Macau tendo em vista a importância econômica da região em virtude de seus recursos naturais, especificamente os pesqueiros. Os resultados mostraram que 33% dos estudos se relacionaram com práticas de sustentabilidade através de suas ações e evidenciaram a importância dessas ações para a conservação do ambiente, 17% dos estudos indicou a utilização de métodos de manejo e conservação para sustentabilidade do ambiente e 50% dos estudos se basearam em sugestões de ações ou métodos de manejo e conservação, como um caminho para o desenvolvimento sustentável. Até o momento podemos parcialmente concluir que as práticas ambientais aplicadas ao setor de pesca e aquicultura podem contribuir para medidas mais sustentáveis de exploração, e gestão dos recursos pesqueiros, corroborando na manutenção desses recursos. Para isso é importante, a valorização dessas práticas por parte dos órgãos gestores, e dos demais atores sociais envolvidos.

Presidente - 2380571 - CIBELE SOARES PONTES
Interna - 011.847.484-70 - MARCELLA ARAÚJO DO AMARAL CARNEIRO - UNIFACEX