Distribuição dos conteúdos de geociências em Livros Didáticos, na Área de Ciências da Natureza, do Ensino Fundamental I utilizados na rede municipal de ensino de Natal, no quadriênio 2019 – 2022
Educação Básica; BNCC; Sedimentos; Argila.
No ensino fundamental, os conteúdos de geociências distribuem-se nas disciplinas de Ciências e Geografia. Os documentos normativos da educação básica brasileira estabelecem que os conteúdos dos Livros Didáticos devem ser complementados, em escala local e regional, de modo a contemplar as diversidades e particularidades do universo dos educandos. Uma vertente desta pesquisa buscou compreender a distribuição dos conteúdos de geociências dentro das unidades temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, nos manuais didáticos de Ciências e Geografia adotados no Ensino Fundamental I pelas 60 escolas da rede municipal de Natal, para o quadriênio 2019-2022. Para quantificação destes conteúdos, descreve-se uma metodologia de contagem utilizando-se incrementos de ¼ de página. Os resultados obtidos no artigo do capítulo I, com o estudo restringindo-se aos manuais de Ciências, constatam que os conteúdos de geociências estão significativamente presentes neste ciclo do ensino, distribuídos em todos os manuais analisados e em todas as unidades temáticas, havendo espaço e necessidade de se aprofundar os temas a nível local/regional. Outra vertente da pesquisa busca investigar a composição da fração argila dos sedimentos da Lagoa de Extremoz e do Rio Doce, por serem os sistemas fluviais e lacustres, os ambientes aquáticos com maior probabilidade de contaminação por ação antrópica. A Lagoa de Extremoz e o Rio Doce, localizados em Extremoz, ao norte de Natal, recebem um olhar especial por ser um complexo hídrico que, em sua importância ecossistêmica, abrange também o abastecimento de 70% da população da Zona Norte de Natal. Os sedimentos dos corpos hídricos desta área vêm sendo estudados há mais de uma década, porém nenhum estudo aborda especificamente a fração argilosa destes sedimentos. Esta fração destaca-se por sua maior área superficial e consequentemente maior capacidade de reter contaminantes. Assim, este trabalho busca estudar a fração argila destes sedimentos, investigando a sua composição química, sua variação temporal com base na precipitação pluviométrica, sua capacidade de retenção de contaminantes, bem como evidências de componentes resultantes da ação antrópica.