Banca de DEFESA: DEBORAH COUTINHO PEREIRA

DISCENTE : DEBORAH COUTINHO PEREIRA
DATA : 21/02/2019
LOCAL: Sala das Algas, Centro de Biociências, UFRN

ANÁLISE DA CONTRIBUIÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA A CONSERVAÇÃO DO PARQUE DOM NIVALDO MONTE EM NATAL-RN

Educação Ambiental. Percepção Ambiental. Unidade de Conservação.

A presente pesquisa trata sobre a percepção ambiental dos técnicos do Centro de Educação Ambiental de um Parque Urbano localizado em Natal-RN e dos estudantes participantes das atividades de Educação Ambiental ministradas por este Centro. O objetivo se concentra em analisar a contribuição da Educação Ambiental para a conservação do Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, verificar quais os desafios enfrentados na conservação do parque e como essas atividades estão atingindo o público alvo. A metodologia utilizada para alcance dos resultados foi dividida em duas etapas. A primeira etapa contou com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários que continham perguntas subjetivas junto aos 11 técnicos do Centro de Educação Ambiental. Na segunda parte houve a aplicação de questionários contendo perguntas objetivas e uma subjetiva junto à 3 escolas, totalizando 94 estudantes que estavam visitando a área de estudo. A partir dos dados processados, os resultados mostraram que as atividades exercidas pelo parque estão atingindo um público alvo diverso. A visão dos técnicos ainda é um pouco generalista e conservadora ao se tratar de meio ambiente e educação ambiental. Os desafios enfrentados em sua maioria perpassam pelo poder público. Foi citado por eles a falta de verba para resoluções de problemas como o do funcionamento da Estação de Esgoto. Já em relação a percepção do estudantes foi percebido que os mesmos possuem uma boa base ambiental, porém portam de uma visão naturalista e conservadora sobre meio ambiente. É necessário que o Centro de Educação Ambiental aprofunde algumas temáticas para que se antiga uma educação mais crítica.

Interna - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - LUIZ SODRE NETO - UFCG
Externa à Instituição - MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
Notícia cadastrada em: 31/01/2019 15:15