Banca de DEFESA: ALLYNE DO NASCIMENTO EUFRÁSIO SILVA

DISCENTE : ALLYNE DO NASCIMENTO EUFRÁSIO SILVA
DATA : 12/02/2019
LOCAL: Sala de Reunião, Centro de Biociências, UFRN

EFEITO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA EM CÁRTAMO NO SEMIÁRIDO NORDESTINO E PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE AGROPECUÁRIA SOBRE SEU USO

Carthamus tinctorius L.; biocombustíveis; agricultura orgânica; percepção discente

Um meio alternativo para minimizar os danos ambientais ocasionados pelo uso dos combustíveis fósseis é a substituição para o uso de biocombustíveis. O cártamo apresenta-se como uma alternativa para a produção de biodiesel, sobretudo em regiões como o semiárido nordestino. Contudo, para a realização do plantio, uma das práticas realizadas pelos agricultores é a fertilização, que se feita de forma errada, pode provocar inúmeros problemas ambientais. Atualmente a adubação orgânica vem ganhando força, pois além de promover a fertilização, traz vários outros benefícios ao solo. Assim, este estudo visa avaliar o efeito da adubação nitrogenada nas características fisiológicas do cártamo (Carthamus tinctorius L.), na produção e nos componentes de rendimento e ainda objetiva avaliar a percepção que estudantes do curso técnico em Agropecuária têm sobre o uso de fertilizantes químicos no semiárido. O cultivo experimental foi realizado no campus do IFRN no município de Apodi-RN e está dividido em subunidades com três tratamentos e um controle, e três repetições. Os tratamentos consistiram em subunidades sem adição de adubo e sem corretivos no solo (T1); com adição de 100kg/ha de adubo orgânico nitrogenado (T2) e com adição de 200kg/ha de adubo orgânico nitrogenado (T3) e um grupo controle com adubação padrão para a espécie. Dessa forma, foram feitas análises de fotossíntese, condutância estomática e transpiração, durante o desenvolvimento das plantas, a pesagem da biomassa, das sementes e a contagem dos capítulos por plantas e sementes por capítulos e a análise da área do xilema presente no caule. Os resultados mostraram que a adição do adubo não diferenciou significativamente as respostas fisiológicas, a biomassa e os componentes de rendimento. Só foram observadas diferenças na produção de sementes e na área do xilema. Além disso, foi aplicado um questionário para conhecer a percepção que estudantes do curso técnico em Agropecuária do campus IFRN-Apodi têm quanto ao uso de fertilizantes no semiárido. Por meio de questionários foi possível perceber que os discentes reconhecem a importância de fazer uso dos fertilizantes, muito embora eles acreditem que os adubos orgânicos sejam os melhores para utilizar no campo, apesar de demonstrarem pouca informação sobre o assunto.

Externa à Instituição - GABRIELLE MACEDO PEREIRA
Interna - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Presidente - 1516627 - JULIANA ESPADA LICHSTON
Notícia cadastrada em: 29/01/2019 14:39