Banca de DEFESA: AMANDA STEFANIE SÉRGIO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA STEFANIE SÉRGIO DA SILVA
DATA : 21/02/2018
HORA: 13:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

Etnoconhecimento sobre plantas medicinais e inter-relações com o meio ambiente na comunidade do Catu, Canguaretama (RN, Brasil)


PALAVRAS-CHAVES:

Etnobotânica, Etnoecologia, Intercientificidade, Eleotérios do Catu, Especialistas locais.


PÁGINAS: 79
RESUMO:

Os estudos sobre os etnoconhecimentos são importantes para a compreensão e a valorização das culturas, formas de agir, viver e conviver com o meio ambiente. As plantas medicinais são recursos naturais com propriedades capazes de provocar reações benéficas no organismo, utilizadas na recuperação e manutenção do bem-estar. A busca pelo conhecimento sobre plantas e relações ecológicas têm sido realizada desde tempos antigos. Devido a importância dos saberes locais e do manejo dos recursos ambientais para a conservação, o presente trabalho tem como objetivo analisar o sistema de etnoconhecimento sobre plantas medicinais, e discutir aspectos e implicações da inter-relação com o meio ambiente biofísico e social de uma população do nordeste brasileiro, como forma de valorização da cultura e da riqueza vegetal local. Foram realizadas entrevistas abertas e semiestruturadas, seguindo o método Bola de Neve. Buscou-se um equilíbrio entre as perspectivas êmica e ética. O objetivo foi proporcionar uma hibridização entre os conhecimentos do entrevistado e do pesquisador, gerando intercientificidade. Amostras das plantas foram coletadas para auxiliar na identificação das espécies. As coletas foram realizadas com o auxílio do método Turnê Guiada, com amostragem aleatória. A abordagem etnoecológica utilizada foi baseada no método da análise do Complexo Kosmus-Corpus-Praxis. Partindo do método de Análise de Conteúdo, os dados quantificáveis foram analisados por meio de porcentagem simples, e os dados qualitativos selecionando-se trechos dos discursos para conclusões indutivas. Foram relatadas 68 espécies de plantas, com porcentagem semelhante entre nativas e exóticas. As famílias mais representativas foram Fabaceae e Lamiaceae. As espécies que se destacaram com maior número de citação foram Rosmarinus officinalis L., Cymbopogon citratus (DC.) Stapf., Lippia alba (Mill.) N.E.Brown e Periandra mediterranea (Vell.) Taub. As folhas foram as partes mais utilizadas, consumidas nas formas de chás e garrafadas, principalmente no tratamento de doenças do aparelho respiratório. Os especialistas locais da comunidade do Catu, possuem um grande conhecimento sobre as plantas medicinais e as interações ecológicas que as envolve. Possuem inter-relações com questões de fé, espiritualidade e respeito à natureza. O cultivo de plantas medicinais nos quintais auxiliam no acesso a esses recursos em momentos de emergência. A economia é baseada na subsistência e existem relações sociais que ajudam na obtenção das plantas medicinais. Os resultados desta pesquisa são importantes para a valorização da cultura local e evidenciam a riqueza de plantas com potencial medicinal. Isto pode revelar um resgate dos costumes tradicionais de uso das plantas, para a manipulação caseira de remédios de baixo custo financeiro para toda a comunidade estudada.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1458261 - DANY GERALDO KRAMER CAVALCANTI E SILVA
Presidente - 1219932 - FRANCISCA DE SOUZA MILLER
Externo à Instituição - MARISTELA OLIVEIRA DE ANDRADE - UFPB
Notícia cadastrada em: 07/02/2018 09:16
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao