Banca de DEFESA: LAYANA ALVES DE MORAIS

DISCENTE : LAYANA ALVES DE MORAIS
DATA : 19/02/2018
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN

Avaliação da qualidade de água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape (RN): contribuições para a educação em ciências e ambiental

Ambiente lótico, coliformes termotolerantes, alfabetização científica, ensino investigativo, questões sócio-científicas.

Os ecossistemas aquáticos têm sofrido alterações significativas, devido aos processos degradadores em função das atividades humanas, comprometendo a qualidade da água. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape, a partir da nascente de Pureza (RN), que é utilizada para abastecimento de água da população e, ainda, como atração turística. As amostras de água foram coletadas em seis pontos do rio, de setembro de 2016 a abril de 2017, mensalmente, para análise de nutrientes, metais e microrganismos. As ações socioambientais compreendem atividades com base em ensino investigativo visando a alfabetização científica e construção para uma cidadania responsável, as quais ocorreram de junho a setembro de 2017, na Escola Municipal Henrique de Oliveira Fagundes, em Pureza-RN. Com a análise das amostras de água e solo realizada, percebeu-se que os resultados não excedem os limites estabelecidos pelas resoluções do CONAMA Nº 357/2005 e Nº 430/2011. E o teste estatístico não paramétrico Kruskal Wallis, apresentou o resultado de que as variáveis de Nitrogênio, Fósforo, Temperatura, Turbidez e Condutividade apresentam diferença significativa, quando comparados os pontos de coleta. A partir da análise dos dados coletados antes e depois da realização das atividades socioambientais de trilha interpretativa na Fonte de Pureza, oficina de alfabetização científica e oficinas temáticas sobre a água, foi possível perceber maior percepção expressada pelos participantes em seus desenhos, discursos, entrevistas e cartazes. Por isso tudo, é imprescindível a participação da universidade no acesso da comunidade à informação de pesquisas realizadas, principalmente no ambiente escolar, pelo seu papel na formação cidadã, assim como o aprofundamento em monitorar um manancial tão importante como o estudado, para manter a qualidade das suas águas, contribuindo com a qualidade de vida na região.

Presidente - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - LUIZ SODRE NETO - UFCG
Externo ao Programa - 1051578 - THIAGO EMMANUEL ARAUJO SEVERO
Notícia cadastrada em: 07/02/2018 08:37