Banca de QUALIFICAÇÃO: AMANDA STEFANIE SÉRGIO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : AMANDA STEFANIE SÉRGIO DA SILVA
DATA : 29/08/2017
HORA: 15:30
LOCAL: Anfiteatro das Aves, Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

Conhecimento sobre plantas medicinais e interrelações com o meio ambiente na comunidade do Catu, Canguaretama (RN, Brasil)


PALAVRAS-CHAVES:

Etnoconhecimento, Indígenas do Nordeste, Eleotérios do Catu, Rio Grande do Norte.


PÁGINAS: 65
RESUMO:

O objetivo da presente pesquisa é descrever e caracterizar os etnoconhecimentos sobre plantas medicinais e seus usos terapêuticos em uma comunidade indígena do Nordeste brasileiro. Foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, buscando-se informações sobre o uso de plantas medicinais, através do método Bola de Neve. O grau de consenso entre as respostas dos informantes foi considerado para identificar as espécies mais importantes para a população. Foram relatadas 68 espécies vegetais com uso medicinal, com predominância de plantas nativas (55,9%). As famílias mais representativas na pesquisa foram Fabaceae (12 spp.) e Lamiaceae (10spp). As espécies que se destacaram com maior número de citação foram o Alecrim (Rosmarinus officinalis L.), o Capim santo (Cymbopogon citratus (DC.) Stapf.) e a Cidreira (Lippia alba (Mill.) N.E.Brown), destas o Alecrim foi também a planta que apresentou mais usos terapêuticos. As folhas foram as partes mais utilizadas, consumidas nas formas de chás e xaropes, principalmente no tratamento de doenças do aparelho respiratório. As informações contidas neste trabalho evidenciam a diversidade vegetal e a cultura local, bem como valorizam o etnoconhecimento da população. Isto pode revelar um resgate dos costumes tradicionais, de uso e manejo, das plantas com potencial medicinal, para a manipulação caseira de remédios de baixo custo financeiro para toda a comunidade estudada.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1451225 - DANIEL DURANTE PEREIRA ALVES
Externo ao Programa - 1360691 - RITA DE CASSIA MARIA NEVES
Interno - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL
Notícia cadastrada em: 09/08/2017 14:36
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao